Connect with us

O que você está procurando?

Você sabia que a falta de higiene bucal pode ser responsável por outras doenças que envolvem todo o organismo? Saiba como acabar com os problemas de tártaro
- Quando acumulado, o tártaro pode causar problemas graves como a gengivite e a periodontite. FOTO: iStock.com/Getty Images

Cuidados bucais diários acabam com os problemas causados pelo tártaro

Você sabia que a falta de higiene bucal pode ser responsável por outras doenças que envolvem todo o organismo? Saiba como acabar com os problemas de tártaro

Sabe aquela mancha na sua roupa que quanto mais tempo fica, mais difícil de remover? O tártaro é um problema similar, causado pelo acúmulo de bactérias no esmalte do dente. Quando a placa bacteriana não é removida diariamente e corretamente, ela se acumula no espaço entre os dentes, endurece e se transforma no tártaro. “Ele surge pela higiene feita incorretamente e pelo acúmulo progressivo da placa bacteriana sobre a superfície do elemento dental”, explica a dentista Adriana Oshiro. A seguir, saiba mais sobre os problemas causados pelo tártaro e como é possível tratar o problema!

Problemas decorrentes

O acúmulo de tártaro não afeta apenas a aparência e a estética do sorriso. Ele pode ser causa de diversos problemas bucais mais graves, como é o caso da gengivite, uma infecção na gengiva causada pelo acúmulo de bactérias nos espaços dentais. O problema ainda piora quando essa gengivite evolui para uma periodontite, que afeta não só a gengiva mas a estrutura de sustentação do dente e o tecido ósseo, podendo causar até mesmo a perda dos dentes.

Não afeta apenas a boca

Você sabia que quando a saúde bucal não é bem cuidada, ela pode interferir em todo o organismo? Algumas bactérias presentes nas inflamações da gengiva, por exemplo, podem entrar em contato com a corrente sanguínea, atingindo o coração e prejudicando o sistema cardiovascular. Elas também podem causar entupimento arterial, acentuar quadros graves como o diabetes e contribuir com quadros de inflamações e doenças reumáticas.

Prevenindo o tártaro

A escovação diária é a principal ferramenta para evitar os problemas com o tártaro. Utilizar técnicas de escovação efetivas, fio dental e enxaguantes bucais são as melhores maneiras para fugir das cáries, mau hálito e, claro, do tártaro. Remover o excesso de placa é possível, mas é necessário visitar o dentista e passar por alguns procedimentos de raspagem e limpeza ultrassônica. E vale lembrar que a prevenção é a melhor maneira de preservar a saúde. Por isso, visite o dentista rotineiramente e mantenha os dentes sempre limpos e a boca saudável!

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Adriana Oshiro, dentista

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Todo mundo tem algum tipo de intuição, porém algumas pessoas têm esse dom mais desenvolvido e é isso que chamamos de sexto sentido. Saiba a ouvir o seu!

Estilo de vida

Com as nossas dicas, a cozinha vai deixar de ser um pesadelo: aprenda como usar o tempo e a organização a seu favor na hora de cozinhar!

Receitas

Quer preparar uma sobremesa diferente mas está sem opção? Temos uma! A torta floresta branca que leva poucos ingredientes e vai agradar qualquer paladar!

Entretenimento

A apresentadora Eliana teve que voltar ao hospital nos últimos meses de gestação devido à novas complicações na gravidez considerada de risco

Estilo de vida

Entenda quais são os principais benefícios de você praticar o desapego e não depender dos bens materiais no seu dia a dia

Estilo de vida

Incluir a berinjela na dieta não traz benefícios apenas para a forma física, mas também para o bom funcionamento do organismo e a saúde de maneira geral

Moda & Beleza

Sabia que a cor da roupa influencia se o look está elegante? Saiba que algumas são ideais e deixam o look sofisticado! Descubra quais são essas cores!

Receitas

Aprenda a preparar esta receita fácil de Pudim de iogurte grego com calda de morango! É uma opção prática, versátil e deliciosa!