Connect with us

O que você está procurando?

Mente pobre: quando o cérebro reage negativamente quando o assunto é dinheiro
- magens: Shutterstock Images

Você tem uma mente pobre para gastar dinheiro?

Mente pobre: quando o cérebro reage negativamente quando o assunto é dinheiro

Você já parou para pensar como gasta seu dinheiro? Algumas atitudes podem entregar se você age como alguém de atitudes financeiras “pobres”. Reações no cérebro ajudam a explicar essa classificação. Confira:

No cérebro

Muitas pessoas compram apenas pela satisfação que a compra prática proporciona. Isso caracteriza uma mente pobre. “Existe um neurotransmissor em nosso cérebro chamado dopamina, responsável pela sensação do prazer. Ele é acionado em momentos como comer algo saboroso, fazer sexo e quando vamos às compras”, explica o coach financeiro Robson Profeta. Esses casos ilustram o chamado de sistema de recompensa, pois a pessoa compra apenas para preencher um vazio e não por uma necessidade. Nas primeiras oportunidades, essa alternativa pode até funcionar, mas, ao repeti-la muitas vezes em um curto espaço de tempo, será necessário cada vez mais para sentir-se satisfeito.

O perigo de virar compulsão

Como qualquer outra substância em demasia no cérebro, os receptores da dopamina podem ser desativados por um mecanismo natural. Quando há algum neurotransmissor em excesso, o órgão entende que não precisa de tantas células de recepção e que poucas darão conta de fazer a absorção. “Comprando em maior quantidade, a sensação de prazer torna-se mais breve, obrigando o indivíduo a buscar atividade em períodos menos espaçados. Com isso, é importante que a pessoa avalie se as compras estão tomando caráter compulsivo e prejudicando sua vida financeira. Além disso, pode gerar perdas relevantes, crises em relacionamentos e dívidas com cartão de crédito”, alerta Robson Profeta.

mente pobre

magens: Shutterstock Images

Mente pobre

Quando a frequência das compras só aumenta, e os motivos para tais aquisições praticamente não existem, entra em ação uma palavra muito usada atualmente: consumismo. “É um processo inconsciente de satisfação. Inconsciente porque não sabemos ao certo como e porque aquilo nos satisfaz, mesmo achando que sabemos. O consumismo está presente desde as mais antigas formas de sociedade, e podemos dizer que é um dos resultados da nossa vaidade, do nosso orgulho e da nossa necessidade de comprovação de poder e sucesso”, descreve o coach financeiro.

Observe suas atitudes

Para saber se você tem uma mente pobre, faça um teste: quando for comprar algum produto, pergunte-se quanto tempo irá demorar para descartá-lo e adquirir outro. Se o prazo for curto, um sinal de alerta deve ser ligado – salvo algumas exceções, como alimentos. Além disso, geralmente as pessoas consumistas têm pressa em usar o objeto desejado. Por isso, elas preferem dividir no cartão em vez de juntarem o valor total e pagarem à vista, o que pode gerar muitas dívidas e comprometer a renda. Muitas vezes, junto com as parcelas, estão juros anormais desconhecidos pelo comprador. “Neste caso, é aconselhável ter não apenas um coach financeiro para ajudar a controlar as finanças, mas um profissional habilitado da área da saúde, como um psicólogo e/ou psiquiatra, que trabalhará em paralelo na busca da solução do problema”, alerta o especialista.

 

Saiba mais

Saia das dívidas! Entrevista com o especialista Samy Dana

As vantagens e desvantagens da poupança

Dar ou não dar mesada aos filhos?

Consultoria: Robson Profeta, coach financeiro.
Texto: VItor Manfio – Edição: Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Dar mesada aos filhos pode ser uma grande dúvida aos pais

Estilo de vida

Confira 9 pratos com comidas divertidas que prometem deixar a alimentação das crianças mais rica, equilibrada e criativa!

Estilo de vida

Mente rica: quando o cérebro reage positivamente quando o assunto é dinheiro

Estilo de vida

Assistir animações é uma das atividades prediletas das crianças. A Netflix tem um catálogo com muitas opções para entretê-los. Confira 5 séries infantis!

Estilo de vida

Brincando, as crianças aprendem sobre o mundo, aliviam angústias, gastam energia e vivem saudáveis. Saiba as brincadeiras indicadas para cada faixa etária!

Estilo de vida

Conheça algumas opções de passeios em São Paulo para fazer com as crianças. São opções culturais, que divertem e ensinam ao mesmo tempo!

Estilo de vida

Nem sempre a relação com os filhos ocorre como se queria. Pois saiba que trabalhar sua inteligência emocional pode ajudar nessa tarefa. Veja como!

Estilo de vida

Envolver todos os membros é fundamental para manter em ordem o orçamento familiar