Connect with us

O que você está procurando?

Dar mesada aos filhos pode ser uma grande dúvida aos pais
- Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Dar ou não dar mesada aos filhos?

Dar mesada aos filhos pode ser uma grande dúvida aos pais

Uma dúvida recorrente a muitos pais é sobre a prática da mesada. Para os especialistas, se os responsáveis optarem a dar uma quantia regular aos filhos, suas regras devem ser apresentadas com clareza e incentivando, desde então, a poupança de parte do valor a fim de juntar recursos para conseguir algo que a criança quer, como um brinquedo. “Na prática, é indicar o caminho da gestão financeira”, afirma o professor Pedro Leão Bispo, da Fundação Getúlio Vargas. “Uma alternativa interessante é usar a mesada para pequenas despesas, como o lanche do colégio”, sugere o contador Hélio Donin Jr.

Dar ou não dar mesada?

Para o contador Hélio Donin Jr., cabe aos pais ou responsáveis avaliarem se têm disponibilidade no orçamento para sustentar a mesada, já que não deve comprometer o orçamento doméstico. “Caso a família não tenha condições, deve expor a situação à criança, sem colocá-la como um fato negativo, mas somente como uma limitação natural a qualquer pessoa”, afirma o especialista.

mesada

Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Quando dar mesada

Incentivar a criança ou o jovem a gerenciar pequenos valores é importante para que ele aprenda a ter uma organização e planejamento financeiro, se acostumando para quando tiver sua própria renda. Outro ponto que deve ser observado é a maturidade. “A criança precisa ter uma noção básica da matemática e reconhecer o dinheiro. É importante que seja associada à responsabilidade de cuidar dele e refletir sobre os gastos. Também deve ser estabelecida uma finalidade para a mesada e não apenas ser dada sem motivo”, complementa a superintendente de educação corporativa Patrícia Campos.

Quanto dar de mesada

O valor merece atenção, pois precisa ser compatível com o propósito da mesada (lanches no recreio, cinema com os amigos, figurinhas, etc), não sendo aconselhável que fique abaixo ou muito acima da necessidade. “A criança precisa aprender também a lidar com a frustração de não poder fazer uma atividade por não ter o dinheiro disponível se utilizá-lo para outro fim. Ela precisa vivenciar que o dinheiro é finito”, destaca Campos. Também é importante que a mesada não seja usada para cobrir itens essenciais, já que este é o papel dos pais, pois assim a criança não aprende que pode abrir mão do consumo imediato para comprar algo no futuro. Além disso, a mesada não deve ser dada em troca de algo considerado obrigação, como estudar. No entanto, a criança pode ser penalizada por não cumprir com o que se espera dela. “Neste caso, segue a mesma lógica do mercado de trabalho: a pessoa pode sofrer penas se não cumprir suas obrigações, mas também pode ser bonificada, caso supere as expectativas”, afirma a superintendente.

 

Saiba mais

As vantagens e desvantagens da poupança

Dicas para conseguir uma grana extra

5 atitudes para ter dinheiro no fim do mês

 

Consultoria: Hélio Donin Jr., contador e diretor da Donin Contabilidade; Patrícia Campos, superintendente de educação corporativa; Pedro Leão Bispo, professor dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Texto: Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Confira 9 pratos com comidas divertidas que prometem deixar a alimentação das crianças mais rica, equilibrada e criativa!

Estilo de vida

Mente rica: quando o cérebro reage positivamente quando o assunto é dinheiro

Estilo de vida

Assistir animações é uma das atividades prediletas das crianças. A Netflix tem um catálogo com muitas opções para entretê-los. Confira 5 séries infantis!

Estilo de vida

Brincando, as crianças aprendem sobre o mundo, aliviam angústias, gastam energia e vivem saudáveis. Saiba as brincadeiras indicadas para cada faixa etária!

Estilo de vida

Conheça algumas opções de passeios em São Paulo para fazer com as crianças. São opções culturais, que divertem e ensinam ao mesmo tempo!

Estilo de vida

Nem sempre a relação com os filhos ocorre como se queria. Pois saiba que trabalhar sua inteligência emocional pode ajudar nessa tarefa. Veja como!

Estilo de vida

Envolver todos os membros é fundamental para manter em ordem o orçamento familiar

Estilo de vida

Ter uma boa posição no mercado de trabalho é um desafio hoje em dia. E para obter essa conquista, saber trabalhar em equipe é fundamental