Connect with us

O que você está procurando?

Mente rica: quando o cérebro reage positivamente quando o assunto é dinheiro
- Imagem: Shutterstock Images

Você tem uma mente rica para gastar dinheiro?

Mente rica: quando o cérebro reage positivamente quando o assunto é dinheiro

Ter uma mente rica significa que você possui um controle sobre seus gastos, conseguindo pensar de uma forma que faça seus investimentois terem um retorno positivo, ou seja, que você se torne uma pessoa rica. Confira, a seguir, se você tem uma mente com atitudes “ricas”.

Exemplo de casa

Algumas pessoas sabem controlar melhor o dinheiro do que outras. Contudo, como surge a capacidade de administrar quando necessário? E a vontade incontrolável de comprar a loja toda? Será uma habilidade adquirida no decorrer da vida ou somos influenciados a isso? “Tudo começa com a interferência familiar, que é direta e silenciosa. Um dos principais fatores que ditam nosso comportamento é nossa hierarquia de valores. Um filho que percebe o receio do pai em esbanjar dinheiro criará valores que terão, de certa forma, reflexo no comportamento do pai, seja similar ou avesso”, explica o coach financeiro Robson Profeta.

mente rica

Imagem: Shutterstock Images

Mente rica: gastando bem seu dinheiro

Ter educação financeira é importante para saber o momento de investir. Isso não envolve apenas deixar de gastar com itens desnecessários, mas entender que desembolsar dinheiro também pode ser um sinal positivo, dependendo de como isso é feito. “A verdadeira educação financeira é aquela que ajuda a pessoa a entender qual é seu objetivo financeiro e como planejar o caminho a ser seguido. Traçar essa rota significa compreender quais talentos e habilidades ela possui, sua hierarquia de valores e seu propósito de vida.
É isto que chamamos de maximizar capacidades”, ressalta Profeta. No entanto, essa não é a única etapa do processo, que envolve também uma capacitação mental.

Investir

Essas alterações podem levar a novas atitudes e formas de investimento. Segundo o especialista, um exemplo é a adesão a outro negócio, e isso requer “muita análise, avaliação de mercado e competidores e conhecimento técnico na área, além de ser importante que o investidor tenha autoconhecimento”. Nesse área, às vezes, é fundamental arriscar, sempre com muito estudo sobre o que deseja investir e sobre si mesmo, suas habilidades e desejos. Por isso, não é para sair gastando todo o dinheiro também, ok? Caso seja necessário, busque a ajuda de um profissional para auxiliar você a tomar a melhor decisão.

 

Saiba mais

Você tem uma mente pobre para gastar dinheiro?

Saia das dívidas! Entrevista com o especialista Samy Dana

Dar ou não dar mesada aos filhos?

 

Consultoria: Robson Profeta, coach financeiro.
Texto: VItor Manfio – Edição: Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Assistir animações é uma das atividades prediletas das crianças. A Netflix tem um catálogo com muitas opções para entretê-los. Confira 5 séries infantis!

Estilo de vida

Brincando, as crianças aprendem sobre o mundo, aliviam angústias, gastam energia e vivem saudáveis. Saiba as brincadeiras indicadas para cada faixa etária!

Estilo de vida

Conheça algumas opções de passeios em São Paulo para fazer com as crianças. São opções culturais, que divertem e ensinam ao mesmo tempo!

Estilo de vida

Nem sempre a relação com os filhos ocorre como se queria. Pois saiba que trabalhar sua inteligência emocional pode ajudar nessa tarefa. Veja como!

Estilo de vida

Envolver todos os membros é fundamental para manter em ordem o orçamento familiar

Estilo de vida

Ter uma boa posição no mercado de trabalho é um desafio hoje em dia. E para obter essa conquista, saber trabalhar em equipe é fundamental

Estilo de vida

O ganhor e gastos com dinheiro também devem ser assuntos dentro de casa com os filhos

Estilo de vida

Que tal planejar algo diferente e cultural com as crianças nesse final de semana? Veja 5 dicas de programação para levar os filhos e se divertir muito!