Connect with us

O que você está procurando?

Quando você entra na vida de alguém com filho, a criança pode interpretar a madrasta como alguém que irá roubar o pai dela. Aprenda a reverter a situação!
- Foto iStock.com/Getty Images

Madrasta do bem: 4 dicas para se dar bem com os filhos do parceiro

Quando você entra na vida de alguém com filho, a criança pode interpretar a madrasta como alguém que irá roubar o pai dela. Aprenda a reverter a situação!

Quando você entra na vida de alguém que já tem filho, a criança pode interpretar a madrasta como alguém que irá roubar o pai dela. Mas é possível reverter a situação. A psicóloga Ana Paula Magosso Cavaggioni esclarece pontos importantes para que o papel de madrasta seja prazeroso.

criança abraçando uma mulher

Foto iStock.com/Getty Images

Primeiros passos

“Um bom começo é reconhecer qual seu lugar em relação à criança/adolescente, evitar criticar ou competir com a mãe ou tentar se colocar como substituta do vínculo materno. Ter a clareza de que existe entre o parceiro e seus filhos um vínculo especial, que demandará da mulher que se relaciona com um homem com filhos de outro relacionamento compreensão e paciência, e não disputar afeto e atenção com eles”, esclarece a psicóloga

Tempo só deles

“Compreenda que, quando estão com o pai, os filhos necessitam de uma atenção especial. Deixar espaço para momentos exclusivos entre pai e filho é importante para ajudar as crianças a perceberem que você não representa uma ameaça na relação deles. Assim sendo, competir com os filhos, criticar ou falar mal deles, ou da mãe, ou demonstrar ciúme das crianças são atitudes que só prejudicam o relacionamento.”

Ciúme sob controle

“Não entrar em competição com a criança/adolescente é fundamental. Conscientizar-se de que é natural que a filha sinta ciúme do pai e considerar que, se ela teve uma crise, é porque deve estar se sentindo deixada de lado, excluída, e precisa lutar pela atenção e afeto do pai. Incentivar o pai a passar um tempo com a filha, respeitar momentos exclusivos entre os dois e buscar, através do diálogo e do afeto, assegurá-la de seu espaço na vida do pai, é um bom começo.”

Atitudes maduras

“Estabelecer uma relação amigável com a ex-mulher; respeitar o vínculo pai-filho, tratá-los com respeito; saber se colocar no lugar das crianças; manter um diálogo aberto; não cair nas provocações delas; respeitar as diferenças; manter diálogo aberto com as crianças para que se sintam à vontade; preservar o lugar da mãe na vida dos filhos; e não ter medo dos filhos dele.”

Leia também:

 

Texto Márcio Mello/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Por higiene ou por vaidade, as mulheres se depilam para se sentir bem. Entretanto, a prática pode ser prejudicial à saúde

Estilo de vida

Confira quais alimentos podem te ajudar a enganar a fome de forma fácil, rápida e gostosa! Aposte nestas opções e viva uma vida mais saudável!

Estilo de vida

Aprenda a compor um prato bem montado, com todos os grupos alimentares, turbine seu programa de emagrecimento, e ganhe mais saúde, já!

Estilo de vida

Conheça os truques infalíveis que podem garantir o sucesso da sua dieta e aproveite todas as dicas que prometem impulsionar o seu programa de emagrecimento!

Estilo de vida

Faça uma dieta de casal e perceba que fica mais fácil mudar os hábitos alimentares e ainda turbinar seu plano de perda de peso

Estilo de vida

Você acha que sua alimentação é balanceada mas não consegue emagrecer? Responda as perguntas a seguir e confira se seu cardápio diário é realmente saudável!

Moda & Beleza

Confira 4 exemplos de duelo entre cabelo mocinha X cabelo de vilã que deram o que falar pelas telespectadoras da Rede Globo!

Moda & Beleza

Mulheres com cabelos cacheados e crespos agora podem apostar em uma nova tendência: a franja! Confira cortes ousados com franja para se inspirar!