Connect with us

O que você está procurando?

As redes sociais tomaram conta do nosso dia a dia. Só é preciso ficar atento para não prejudicar sua capacidade de concentração pelo excesso de Internet
- FOTO: Bloomua / Shutterstock.com

Internet: como ela afeta nossa concentração?

As redes sociais tomaram conta do nosso dia a dia. Só é preciso ficar atento para não prejudicar sua capacidade de concentração pelo excesso de Internet

Sites como Google, Facebook e IMDB. É só digitar e os dados aparecem na tela. Essa tecnologia mudou a rotina das pessoas e é difícil imaginar o dia a dia sem a Internet. Contudo, tais mudanças não trouxeram apenas benefícios. O excesso de informações recebidas a todo o momento e as ferramentas disponíveis online podem afetar não só a memória, mas também a própria concentração.

Assim como acontece com os aparelhos eletrônicos, as mídias sociais e os mecanismos de pesquisa na Internet, como o Google, devem ser usados com cautela, pois armazenam uma grande quantidade de informações, as quais, em grande parte das vezes, são organizadas como hipertextos – textos que permitem o acesso a outras fontes sobre assuntos relativos ao tema.

bloco-redes-sociais-internet-e-concentração

FOTO: Bloomua / Shutterstock.com

Esse modelo facilita a distração por permitir o acesso rápido a diversas informações, as quais, por vezes, não são transformadas efetivamente em conhecimento e, portanto, não são armazenados na memória de médio ou longo prazo. “Dessa forma, é importante que o uso desses meios seja realizado de maneira consciente e que se estabeleça um foco de ação a fim de que sejam selecionadas apenas as informações essenciais para o processo de conhecimento”, completa Christyano Malta, head master coach da Casa Coaching (empresa voltada para a pesquisa e desenvolvimento de Coaching).

Ainda de acordo com o profissional, é necessário ficar atento à necessidade de estar integralmente presente nas ações realizadas, ou seja, de organizar-se para não se envolver em diversas atividades ao mesmo tempo. “Checar as redes sociais e interagir nelas é saudável até o momento em que você detém controle sobre a sua necessidade de estar online ali, sem estar offline nas outras áreas ou atividades da sua vida”, diz o especialista.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisas recentes, um ser humano normal checa cerca de 170 vezes por dia as redes sociais e profissionais, enquanto um ser humano com compulsão pelas mesmas redes o faz cerca de 700 vezes. “É bem mais que um passatempo, é um hábito criado baseado na necessidade humana de ser aceito e em um valor de suma importância: pertencimento”, finaliza Christyano.

 

Saiba mais

Redes sociais colaboram para o aumento da ansiedade

Seu cérebro também”curte” as redes sociais!

 

Texto e entrevista: Larissa Tomazini – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Christyano Malta, head master coach da Casa Coaching

Advertisement

Estilo de vida

É fato que as tecnologias vêm com o intuito de facilitar nossa rotina. Mas e quando se trata de concentração, elas ajudam ou atrapalham?

Estilo de vida

Diversos fatores interferem na concentração das crianças. Entenda o que fazer para aumentar de uma vez por todas o foco infantil

Estilo de vida

Os transtornos alimentares atingem na maioria pessoas mais jovens, mas os adultos também estão sujeitos aos problemas. Conheça os principais tipos.

Estilo de vida

Caracterizado pela realização de ritos e manias compulsivamente, o toc pode ser diagnosticado tardiamente, prejudicando a rotina dos pacientes.

Estilo de vida

Quantas vezes seu coração não bateu mais rápido em alguma situação? Pois é, algumas emoções afetam diretamente o órgão. Entenda mais sobre isso!

Estilo de vida

A tireoide é uma das glândulas que formam o sistema endócrino, responsável por algumas das mais importantes funções no organismo. Saiba mais sobre ela!

Estilo de vida

Uma série de fatores ambientais – além do próprio papel da família – são essenciais para estimular o interesse das crianças no aprendizado. Entenda!

Estilo de vida

Bem-estar e saúde é uma união entre corpo e mente. Ambos precisam estar em sintonia, caso contrário problemas emocionais podem afetar o corpo.