Connect with us

O que você está procurando?

É fato que as tecnologias vêm com o intuito de facilitar nossa rotina. Mas e quando se trata de concentração, elas ajudam ou atrapalham?
- FOTO: iStock

Como as tecnologias interferem na sua concentração

É fato que as tecnologias vêm com o intuito de facilitar nossa rotina. Mas e quando se trata de concentração, elas ajudam ou atrapalham?

Você pode ouvir música clássica e se “isolar” em seu mundo para estudar. Você pode utilizar a agenda de seu celular para organizar seus eventos e aliviar um pouco o excesso de informações que você carrega na cabeça utilizando seu HD externo. Você pode jogar um pouco algum jogo que o distraia e diminua seu estresse. Você pode, inclusive, aumentar suas habilidades cognitivas com softwares de cognição, incluindo de atenção e concentração disponíveis em alguns aplicativos.

O problema é quando existe a necessidade de estar ligado em tudo o que acontece o tempo todo! “Isso faz com que pessoas, quando deveriam relaxar, fiquem on-line 24h, provocando ainda mais fadiga mental, e quando deveriam estar focados no trabalho ficam dispersos, dividindo a atenção para execução da tarefa diminuindo sua produtividade. Ajudar ou atrapalhar a atenção depende de quando, quanto, como e para que esses recursos são utilizados”, explica a neurologista Vanessa Müller.

mulher no computador - concentração

FOTO: iStock.com/Getty Images

Em outras palavras, os artefatos midiáticos tecnológicos, como smartphones e tablets, podem ou não atrapalhar a concentração – tudo depende de quem os utiliza. Assim, se uma pessoa utiliza seu smartphone até mesmo em atividades nas quais ele não é necessário, é evidente que esse material a privou de estar totalmente presente em sua atividade principal e, consequentemente, diminuiu seu nível de concentração e de produtividade.

“Outra dificuldade relativa ao uso desses aparelhos relaciona-se ao fato de eles possibilitarem o acesso a muitas informações em segundos e conterem diversos tipos de aplicativos sobre diferentes temas, o que pode tornar mais fácil perder o controle do tempo gasto nesses aparelhos ou desviar-se do objetivo inicial do uso do aparelho naquele momento”, acrescenta Christyano Malta, head master coach da Casa Coaching (empresa voltada para a pesquisa e desenvolvimento de Coaching).

 

Saiba mais

5 aplicativos para facilitar atividades da escola ou faculdade

 

Cérebro saudável é igual a maior concentração

 

Texto e entrevistas: Larissa Tomazini – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Christyano Malta, head master coach da Casa Coaching; Vanessa Müller, neurologista

Advertisement

Estilo de vida

Diversos fatores interferem na concentração das crianças. Entenda o que fazer para aumentar de uma vez por todas o foco infantil

Estilo de vida

Os transtornos alimentares atingem na maioria pessoas mais jovens, mas os adultos também estão sujeitos aos problemas. Conheça os principais tipos.

Estilo de vida

Caracterizado pela realização de ritos e manias compulsivamente, o toc pode ser diagnosticado tardiamente, prejudicando a rotina dos pacientes.

Estilo de vida

Quantas vezes seu coração não bateu mais rápido em alguma situação? Pois é, algumas emoções afetam diretamente o órgão. Entenda mais sobre isso!

Estilo de vida

A tireoide é uma das glândulas que formam o sistema endócrino, responsável por algumas das mais importantes funções no organismo. Saiba mais sobre ela!

Estilo de vida

Uma série de fatores ambientais – além do próprio papel da família – são essenciais para estimular o interesse das crianças no aprendizado. Entenda!

Estilo de vida

Bem-estar e saúde é uma união entre corpo e mente. Ambos precisam estar em sintonia, caso contrário problemas emocionais podem afetar o corpo.

Estilo de vida

Quando você não consegue mais controlar as emoções, a saída é buscar ajuda ou métodos que possam amenizar o problema. Confira alguns exemplos.