Connect with us

O que você está procurando?

Sabia que seu cérebro também pode se viciar ao utilizar as redes sociais? Um estudo realizado por pesquisadores descobriu como!
- Redes sociais, facebook, google+, twitter, instragam, youtube

Seu cérebro também “curte” as redes sociais!

Sabia que seu cérebro também pode se viciar ao utilizar as redes sociais? Um estudo realizado por pesquisadores descobriu como!

Você é daqueles que vive navegando pelas redes sociais praticamente todos os dias? Adora curtir as fotos e postagens dos seus amigos? E ainda ama ainda mais quando é você quem recebe altas curtidas nas redes? Na verdade, essa adoração toda tem um motivo, e essa explicação envolve, nada mais, nada menos, do que o cérebro humano. E uma pesquisa científica ajudou a explicar por quê! Está curioso? Então, confira só!

Um estudo realizado por cientistas do Centro de Mapeamento Cerebral da Universidade da Califórnia, localizado nos Estados Unidos, examinou a região de recompensas do cérebro humano. Essa região pode ser ativada, também, com os números altos de curtidas nas postagens das redes sociais. A sensação é bem semelhante a sentimentos bem viciantes, por exemplo, comer chocolates ou fazer novas amizades.

 

Imagem: Bloomua /Shutterstock.com

Imagem: Shutterstock.com

O estudo

Para realizar o estudo, foram convocados 32 adolescentes que tinham idades entre 13 e 18 anos. Depois, eles foram expostos a uma interface falsa da rede social Instagram. Nela, haviam várias publicações dos próprios participantes que exibiam números de curtidas altas nas postagens. Então, os cientistas começaram a monitorar as reações cerebrais dos participantes usando o método de ressonância magnética.

Por fim, os cientistas perceberam que as reações cerebrais dos adolescentes se tornavam mais intensas nas regiões conhecidas como “áreas de recompensa”. Isso acontecia quando eles expostos às fotos com várias curtidas naquela interface parecida com a do Instagram. Posteriormente, os voluntários eram informados que o número de “likes” era falso. Consequentemente, a sensação acabou diminuindo, então, as reações nesta área do cérebro. Que pena! Estava tão bom…

 

Confira também!

Mulher se vinga depois de receber um ‘nude’ não solicitado de um homem no Facebook 

Instagram: 5 aplicativos para fazer montagens com suas fotos

Depressão: entenda como o transtorno age no cérebro

Texto: Jéssica Pirazza / Colaboradora e Ricardo Piccinato

Advertisement

Entretenimento

Aprenda como dançar funk, forró, sertanejo universitário, samba, tango e axé para movimentar o fim de semana e ainda queimar calorias!

Estilo de vida

Tanto ouvir música quanto tocar um instrumento podem afetar seu cérebro. Confira algumas dicas para aproveitar seu som preferido da melhor maneira

Entretenimento

Pra começar a semana em um clima mais leve, confira algumas notícias que não são, mas gostaríamos que fossem reais nessa segunda-feira!

Estilo de vida

Confira dicas muito úteis para exercitar a paciência e evitar explodir com as pessoas que você trabalha ou está sempre junto

Estilo de vida

Muito buscada nas correrias do dia a dia, a concentração é um processo que envolve diversas regiões do cérebro. Entenda como ela funciona!

Entretenimento

O fotógrafo irlandês Allan Dixon está fazendo o maior sucesso nas redes. Tudo isso porque ele consegue tirar selfies com os mais variados tipos de animais!

Entretenimento

No dia 21 de julho de 2007, o último livro da saga Harry Potter era lançado, dando fim à trajetória do bruxinho mais querido do planeta

Estilo de vida

Manter-se focado e ter concentração numa atividade não são exatamente a mesma coisa. Saiba a diferença entre esses conceitos