Connect with us

O que você está procurando?

Entenda melhor a hiperidrose, disfunção que causa grandes incômodos em quem a possui e que pode até prejudicar as relações sociais.
- Foto: iStock.com/Getty Images

Hiperidrose: 5 respostas para você entender o distúrbio

Entenda melhor a hiperidrose, disfunção que causa grandes incômodos em quem a possui e que pode até prejudicar as relações sociais.

A hiperidrose surge com mais frequência nas mãos (palmas), pés, axilas e região cranio-facial (testa e couro cabeludo, principalmente). Não é incomum também aparecer logo abaixo das mamas, virilhas, nuca e tórax. O problema afeta entre 0,6 e 1% da população brasileira, sendo homens e mulheres na mesma proporção. No entanto é mais detectado em crianças, adolescentes e jovens adultos.

Confira 5 perguntas e resposta sobre essa  disfunção:

hiperidrose

Foto: iStock.com/Getty Images

1. O que é?

A hiperidrose ocorre quando há transpiração muito além do necessário para manter a temperatura do corpo. O desconforto é evidente, por colocar a pessoa em situações constrangedoras no convívio social. “A hiperidrose primária não tem causa definida. Fatores emocionais podem agravá-la e sabe-se que há cerca de 30% de fator hereditário associado”, explica o médico Marlos de Souza Coelho, especialista no assunto.

2. É igual em todos os casos?

Há dois tipos de hiperidrose:
• Primária: surge na infância e os sintomas costumam se agravar na puberdade. O suor aparece em pontos localizados do corpo e não ocorre durante o sono. O problema é crônico, ou seja, se não for tratado, acompanha a pessoa pelo resto da vida.
• Secundária: em geral é consequência de outra patologia, ou seja, tem causa mais definida, como infecções, efeito colateral de medicamentos, neoplasia ou distúrbio hormonal. Nesses casos, a sudorese pode ser generalizada pelo corpo todo e ocorrer durante o sono.

 3. Suar muito já é um sintoma?

A transpiração é um mecanismo altamente necessário para manter a temperatura do corpo. Nem sempre suar muito é sinal de hiperidrose. Durante a prática de exercícios físicos ou quando está muito calor, é normal que algumas pessoas transpirem mais do que outras. Veja as situações em que a hiperidrose primária pode estar presente: suor anormal localizado (só nas mãos, pés ou axilas, por exemplo) em situações estressantes; excesso de suor que começa a prejudicar atividades diárias corriqueiras; ocorrência de mais de um episódio de suor descontrolado por semana; mais de uma pessoa com problemas de suor na família; suar apenas acordado.

hiperidrose-mulher

Foto: iStock.com/Getty Images

4. Existe tratamento?

É possível atenuar os efeitos da hiperidrose por meio de medicamentos (antiperspirantes e soluções adstringentes). No entanto, essas medidas não resolvem o problema e ainda costumam apresentar efeitos adversos, como dermatites. “Medicamentos não têm resultado duradouro e possuem efeitos colaterais. Eventualmente, a toxina botulínica (o popular Botox®) pode ser utilizada, porém, os resultados duram de 4 a 6 meses e indicamos somente na hiper-hidrose axilar por curto período de tempo”, esclarece o médico.

5. Como é feito o tratamento?

A hiperidrose primária pode ser curada por meio de uma cirurgia que elimina a sudorese nas mãos e na axila, chamada simpatectomia toracoscópica (STE). O procedimento, entretanto, gera controvérsias entre especialistas, pois, além dos riscos da cirurgia em si, pode ocasionar um outro problema: a sudorese compensatória, que “transfere” o excesso de suor para outras partes do corpo. Portanto, só deve ser considerada como último recurso e precisa ser muito bem discutida com o médico.

 

Texto: David Cintra

Consultoria: Marlos de Souza Coelho, professor titular de cirurgia e chefe de cirurgia torácica e endoscopia respiratória

 

LEIA MAIS

Advertisement

Estilo de vida

As frutas do Cerrado podem contribuir com uma dieta saudável, saiba mais sobre as propriedades do pequi, baru e coquinho de buriti

Estilo de vida

Entenda o que são os radicais livres, suas funções no organismo e como combater o excesso com alimentos que possuem ação antioxidante

Mundo místico

Quer saber quais serão os melhores dias para o amor em janeiro? Confira o que o calendário do amor reserva para o seu signo!

Moda & Beleza

Existem peças coringas que não podem ficar fora do seu guarda-roupas, já que, com elas, você pode ir do casual ao social. Veja quais são e aposte!

Moda & Beleza

Este foi um ano complicado até para o tapete vermelho. As famosas andaram errando nos looks e o resultado ficou meio estranho. Relembre os piores looks!

Famosos

Última temporada se encerra em janeiro do próximo ano. Depois, "Esquenta!" será descontinuado. Rede Globo tem planos para Regina Casé.

Receitas

Essa receita de canjica de beijinho é diferente e tão gostosa que todos vão se surpreender! Faça ainda hoje e ganhe muitos elogios!

Receitas

Aprenda essa deliciosa Receita de Fritada rostie. Ela leva batata, ovos, presunto, requeijão, manteiga e queijo parmesão. Rápida e rende 2 porções.