Higiene dos idosos com Alzheimer: dicas para acertar nos cuidados!

Com o desenvolvimento do Azlheimer na terceira idade, é natural que dificuldades apareçam no dia a dia, uma vez que a doença debilita severamente funções cognitivas. Com isso, torna-se essencial prestar atenção à higiene dos idosos com Alzheimer. Confira algumas dicas de como facilitar esse processo!

- A família precisa ser a base para que o portador de Alzheimer tenha o melhor conforto possível. FOTO: Shutterstock

Como o Alzheimer não afeta apenas o doente, mudando bastante a vida dos familiares e amigos à sua volta, é fundamental destacar que, depois de atingir um estágio mais avançado, os cuidados com a higiene dos idosos com Alzheimer passam a ser funções da própria família ou profissionais contratados para isso, justamente pelo fato de que o portador perde a capacidade de cuidar de si próprio quando a doenças está muito avançada.

Especialmente para pessoas com Alzheimer, o cuidador responsável pela higiene dos idosos deve ser paciente e flexível, ajudando no que for preciso, mas tentando incentivar a independência. Além disso, é ideal nunca deixá-los sozinhos no banheiro e remover trancas e chaves das portas”, conta o franqueador de uma clínica de cuidadores de idosos Eduardo Chvaicer.

Confira mais alguns cuidados que precisam ser tomados com a higiene dos idosos com Alzheimer!

Para aplicar no dia a dia!

Anote algumas medidas simples que garantem maior limpeza corporal e bucal do paciente:

Saúde da boca: ela é fundamental!

A higiene oral é um hábito saudável e agradável que deve ser mantido por toda a vida. Perda de dentes, próteses mal ajustadas, gengivites (inflamação das gengivas) e diminuição do fluxo salivar são fatores que podem ocasionar infecções na cavidade oral. Contudo, como os movimentos do paciente vão ficando cada vez mais prejudicados, ele não consegue abrir a boca e realizar o procedimento higiênico desejado.

Assim, o cuidador pode introduzir delicadamente uma espátula entre os dentes do doente e fazer movimentos rotatórios. E, caso não seja possível realizar essa tática indicada, também é possível utilizar o próprio dedo indicador envolto em gaze para que seja possível a higienização da região bucal.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral – Edição: Giovane Rocha

Consultoria: Eduardo Chvaicer, franqueador de uma clínica de cuidadores de idosos

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência