Connect with us

O que você está procurando?

A alimentação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir - e controlar - o Alzheimer. Incluir na dieta peixes. romã e chia pode ajudar. Confira!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Alzheimer: alimentação adequada pode proteger da doença

A alimentação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir - e controlar - o Alzheimer. Incluir na dieta peixes. romã e chia pode ajudar. Confira!

Quando a doença de Alzheimer está instalada, a alimentação interfere diretamente na progressão do problema. Por isso, se o cardápio não for balanceado, o paciente poderá sentir as consequências do problema mais cedo.

“O acometimento nutricional mais grave e mais frequente encontrado em pacientes com o distúrbio é a perda de peso excessiva, que pode ocasionar em uma desnutrição, acarretando em uma progressão mais rápida da doença e, consequentemente, na diminuição da sobrevida do doente”, salienta a nutricionista Eliane Petean Arena. Para incrementar a refeição do paciente com Alzheimer, confira algumas opções poderosas!

Café

Foto: iStock

Café

Classificado como um alimento funcional, o café é muito bem-vindo no cardápio de uma dieta saudável. “Consumida em doses moderadas, a bebida proporciona o aumento da energia e da disposição, melhora da capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta, da memória e do bem-estar, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos da doença de Alzheimer e de Parkinson”, lista a nutricionista Lilian Speziali.

Chia

O alimento favorece o funcionamento dos neurônios, o que melhora a atividade cerebral. Tudo isso devido à presença de ômega-3. Consuma com frutas ou batido em sucos.

Cúrcuma

O tempero possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando na prevenção do envelhecimento e na eliminação das estruturas do cérebro associadas às doenças degenerativas.

Peixes

São fontes de fósforo, mineral que ajuda a fortalecer o cérebro, melhorando a memória. Os peixes também são ótimas fontes de proteínas e, os de águas mais profundas (como atum e salmão), são ricos em ômega-3.

Romã

Essa fruta possui polifenóis, compostos que ajudam o corpo a combater os radicais livres, moléculas que causam danos às células cerebrais.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Lilian Speziali e Eliane Petean Arena, nutricionistas

Texto: Larissa Tomazini

Advertisement

Estilo de vida

Uma pesquisa recente apontou que coração e pulmão saudáveis protegem a memória das pessoas idosas. Descubra o motivo abaixo!

Estilo de vida

O feijão é um alimento extremamente completo e nutritivo. A grande quantidade de proteínas de sua composição auxilia no tônus muscular e produção hormonal.

Estilo de vida

Confira cinco dos alimentos poderosos para a imunidade que afastam doenças, combatem os radicais livres e são muito saborosos

Estilo de vida

Morango, soja, mirtilo, iogurte, clara de ovo, chocolate amargo; conheça os diversos alimentos que controlam o colesterol e regulam a pressão arterial

Estilo de vida

Confira as receitas de 5 sanduíches saudáveis, leves e saborosos para resistir aos perigos do tentador fast-food e variar na alimentação do dia a dia!

Estilo de vida

Confira algumas dicas eficazes de hábitos diários para afastar a depressão e tranquilizar a mente para garantir mais felicidade no seu dia a dia

Estilo de vida

Tudo que as pessoas querem é passar por cada fase da vida de forma saudável e longe de doenças, não é mesmo? Para isso, podem contar com o salmão!

Estilo de vida

Você sabe qual a relação entre fitoterapia e plantas medicinais? Ou quais são os benefícios das ervas? Não? Então confira!