Connect with us

O que você está procurando?

Sabia que o gengibre protege o estômago, afastando problemas como náusea e má digestão? Descubra quais as suas propriedades que atuam com esse fim!
- Foto Shutterstock

Gengibre protege o estômago e melhora a digestão

Sabia que o gengibre protege o estômago, afastando problemas como náusea e má digestão? Descubra quais as suas propriedades que atuam com esse fim!

A sensibilidade estomacal atinge uma série de pessoas. Basta ingerir um alimento mais ácido ou gorduroso e pronto: incômodos na região, que é tão sensível, passam a atrapalhar a rotina. O gengibre, por sua vez, pode auxiliar no controle do problema, já que conta com propriedades capazes de aliviar os desconfortos estomacais. Vem saber mais sobre como o gengibre protege o estômago!

Aliado do organismo

Um dos alimentos mais versáteis na cozinha, o gengibre pode ser ingerido na forma de balas, cristais, sucos, chás, molho de saladas, sopas, tempero para peixes e frango, além do tradicional acompanhamento para o sushi. “O recomendável é consumi-lo sem a casca, já que a parte interna é mais macia e fácil de ser cortada ou ralada”, diz a nutricionista Fernanda Paulucci.

Segundo a profissional, a ciência ocidental confirmou muitas das indicações tradicionais do gengibre e constatou que ele possui atividades antieméticas (alívio de enjoo, náuseas e vômitos), anti-inflamatórias e espasmolíticas (previne espasmos nos órgãos digestivos). Também estimula a secreção gástrica e a salivação, a circulação periférica e aumenta a motilidade gástrica, contribuindo para uma melhor digestão.

Além do gingerol

Outra substância presente no gengibre, o cineol, tem ação digestiva, atuando também contra cólica e tonturas, náuseas e enjoos, pois protege a mucosa do estômago por diminuir a acidez, aumentar o volume de secreção gástrica e a capa protetora das células desse órgão. “Ele aumenta e regulariza os movimentos gástricos, neutraliza algumas toxinas e melhora a atividade da tripsina (enzima que age nas proteínas). Como consequência, reduz as reações reflexas gastrointestinais e a resposta entre o centro das náuseas no cérebro e no estômago”, explica Alex Botsaris, clínico-geral.

 

Consultoria: Fernanda Paulucci, nutricionista; Alex Botsaris, clínico-geral

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Geral

Começar uma nova atividade não precisa ser difícil. Para isso, confira esse guia de pontos de crochê e esclareça suas dúvidas!

Estilo de vida

Além de uma boa dieta alimentar, os sucos energizantes são as novas apostas que prometem devolver a disposição para a sua rotina.

Moda & Beleza

Voltando direto do século 19, a camisa vitoriana é um clássico que aposta nas rendas, babados e gola alta. Veja fotos e inspire-se para usar essa tendência

Moda & Beleza

A estampa de olhos fará toda a diferença em um visual básico ou pode ser a protagonista de uma combinação fashionista. Confira!

Entretenimento

Guta Stresser surpreendeu com o novo visual, reflexo do emagrecimento de 15 quilos, e contou que conquistou o shape com reeducação alimentar e exercícios

Entretenimento

A cantora lançou uma nova linha de esmaltes e batons em parceria com a Impala e revelou qual é o segredo de beleza da Sandy!

Receitas

Aprenda a fazer o musse de morango escondido na travessa, uma ótima sobremesa, fácil de fazer. Quem adora morango vai se apaixonar!

Estilo de vida

Considerado um remédio natural, o chá de ervas funciona no controle à ansiedade, melhora a qualidade do sono e relaxa o organismo: só benefícios para você!