Connect with us

O que você está procurando?

O coração é um dos principais órgãos do corpo e, para mantê-lo bem cuidado, os exames são fundamentais. Saiba quais são os indicados para esse órgão.
- Foto Shutterstock.com

Você sabe quais são os exames necessários para o coração?

O coração é um dos principais órgãos do corpo e, para mantê-lo bem cuidado, os exames são fundamentais. Saiba quais são os indicados para esse órgão.

Exames do coração devem ser feitos periodicamente e, principalmente nos casos de problemas cardíacos na família, a prevenção deve começar cedo. Quem tem diabetes, homens a partir de 40 anos e mulheres com 50 anos, também estão entre os grupos que devem se consultar, no mínimo, anualmente – o intervalo pode variar de acordo com as especificações de cada caso. A seguir, saiba quais são os principais exames para detectar (ou não) alguma disfunção no órgão.

Coração, batimento cardíaco

Foto Shutterstock.com

Eletrocardiograma (ECG)

É um dos mais antigos e simples. Em geral, é o primeiro exame pedido quando há suspeita de doença cardíaca. Através de eletrodos colocados no peito, é feito um gráfico da atividade do músculo cardíaco. Caso haja qualquer anormalidade no ritmo, costuma-se pedir outros exames.

Cintilografia

É um procedimento da medicina nuclear no qual é injetado no paciente uma substância radioativa chamada Sestamibi-Tc 99m. Logo depois, a pessoa é colocada em uma câmara onde são captadas imagens do fluxo sanguíneo através de raios gama. É bastante preciso e indicado tanto para prevenção como avaliação dos resultados de angioplastia, cirurgia de ponte de safena ou tratamento mendicamentoso. Apesar da semelhança, não se trata de exame de contraste e a exposição à radiação é bem pequena.

Radiografia torácica

Revela a forma e o tamanho do coração e mostra também os vasos sanguíneos em toda a região peitoral, permitindo observar possíveis obstruções e eventuais depósitos de cálcio nas válvulas cardíacas.

ECG de esforço

batimentos cardíacos

Foto Shutterstock.com

É uma associação do ECG normal com uma esteira ou bicicleta ergométrica. É muito solicitado quando o paciente sente dores no peito (angina) e o ECG normal não acusa anormalidade.

Tomografia computadorizada

São feitas imagens detalhadas e em camadas do coração. Para tanto, aplica-se uma injeção de contraste e o paciente é colocado em uma câmara onde são captadas as imagens. É um dos mais caros, porém bastante preciso.

Ecocardiograma

Por meio de um aparelho de ultrassom, é possível avaliar as estruturas externas e internas do coração. Na modalidade Doppler, consegue-se estudar as artérias e veias do sistema coronariano, e todo o fluxo sanguíneo.

Holter

É um aparelho composto de um eletrodo que é fixado no peito do paciente e ligado a um monitor preso à cintura do mesmo. Permite fazer um monitoramento dos batimentos cardíacos por 24 horas seguidas e registrar o comportamento do coração durante as atividades normais do dia a dia.

Monitoração da pressão arterial

bomba, paciente, médico, doutor, medindo, pressão, arterial

Foto Shutterstock.com

O princípio é o mesmo do Holter, mas nesse caso o aparelho mede a pressão em intervalos predeterminados durante o dia todo. Pode ser feita em ambulatório e até em casa.

Ressonância magnética

É um exame que fornece imagens em alta resolução e, atualmente, também em 3D do coração. É como “ver” o órgão, mas sem a necessidade de abrir o peito do paciente. É muito útil no diagnóstico de anomalias na estrutura do miocárdio e inclusive na detecção de tumores e problemas congênitos.

Saiba mais:

Margarina aumenta as chances de problemas cardíacos

Doação de sangue: quem pode e quem não pode doar?

Infarto pode aumentar na época de frio

Cateterismo

É introduzido um cateter (uma espécie de tubo bem fininho) em uma artéria que leva até a região do coração. Através da aplicação de uma injeção de contraste e raios-X são captadas imagens das artérias, revelando possíveis obstruções.

 

Texto David Cintra | Fontes Instituto do Coração de São José do Rio Preto; Sociedade Brasileira de Cardiologia

Advertisement

Estilo de vida

A celulite é um incômodo para muitas mulheres. Dá para evitá-las por meio da refeição. Confira alguns alimentos que podem combate-la.

Estilo de vida

O uso de calmantes aumentou no Brasil. Conheça quais são os principais tipos disponíveis no mercado - industriais e naturais.

Estilo de vida

O contágio é simples e rápido mas, com alguns hábitos simples e fáceis de serem incorporados na rotina, você consegue manter as viroses longe!

Estilo de vida

Algumas plantas são remédios para algumas doenças. Desta forma, são outra opção para pacientes que não se dão bem com tratamentos convencionais.

Estilo de vida

Por conta do estresse diário e multitarefas, algumas pessoas recorrem ao uso desses medicamentos - sem prescrição médica. Mas será que há riscos?

Estilo de vida

Uma pesquisa revelou que o excesso de fast food pode estar relacionado à infertilidade. Saiba os motivos e previva-se se estiver pensando em ter um filho!

Estilo de vida

Não é preciso ser expert: meditar de forma leve já ajuda a reduzir significativamente o estresse psicológico. Que tal tentar e relaxar você também?

Estilo de vida

A droga funciona como uma espécie de automedicação, pois a pessoa experimenta a droga e sente um alívio para sua dor psíquica