Connect with us

O que você está procurando?

Veja como desenvolver a criatividades dos seus alunos através da arte
- FOTO: Shutterstock Images

Estimule a criatividade dos alunos com dinâmicas de arte

Veja como desenvolver a criatividades dos seus alunos através da arte

As manifestações artísticas que contemplam as artes visuais (desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, filmes, entre outros) possibilitam um trabalho pedagógico com inúmeras abordagens, no qual a criança se expressa, desenvolve a criatividade, a leitura não-verbal, além de ser um recurso para entender a percepção dela sobre o mundo.

Por isso, não se pode valorizar apenas a arte final apresentada pelos alunos e esquecer as riquezas presentes durante o desenrolar das aulas nos processos de criação e contemplação. Ao mesmo tempo, não se deve oferecer aos pequenos trabalhos semiprontos para serem coloridos ou atividades que não permitam o contato com o que a arte tem de melhor: conhecer-se e expressar-se por meio de um processo criativo.

Veja como desenvolver a criatividades dos seus alunos através da arte.

Veja como ensinar arte para as crianças

FOTO: Shutterstock Images

Função pedagógica

Qual é o papel do educador em um processo tão complexo que possibilite um trabalho legítimo de arte na escola? O primeiro passo é a “ambientação” de um local que permita o desenvolvimento da criatividade, disponibilizando os materiais adequados, e que incentive a produção livre, sem direcionamentos. Dentro de uma proposta que atenda aos objetivos do ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é preciso lembrar que a contemplação também deve estar presente para que os alunos comecem a ler as imagens do seu cotidiano e não apenas as obras de arte.

Cantinho ideal

Nas atividades artísticas, devem-se considerar os espaços disponíveis, as superfícies, os instrumentos, os elementos de aplicação e o corpo da criança. Os espaços precisam ser apropriados às ações a serem realizadas, ou seja, as mesas, as paredes e as superfícies têm de ser escolhidas quanto à adequação ao tamanho dos alunos, às suas competências e aos locais que podem ser pintados.

Para pintar e desenhar em superfícies horizontais, tais como mesas e chão, e verticais, como paredes e cavaletes, recomenda-se que elas sejam forradas para protegê-las e para que a criança saiba onde pode deixar suas marcas. Os diferentes suportes, como papéis e tecidos de diversas texturas, lixas, isopor, papelão, telas, entre outros, podem ser cortados e rasgados para adquirirem novos formatos. Suportes tridimensionais como caixas, balões e objetos industriais também podem ser disponibilizados.

SAIBA MAIS

Dicas para professores: por que a Arte é importante na escola?

Passo a passo: caixa de histórias para divertir os alunos

Trabalhe a coordenação motora dos alunos usando dança

 

Materiais de Arte

Quanto menor o aluno, maior deve ser o cuidado com os materiais disponíveis. O tamanho ideal do suporte é a extensão do braço esticado da criança e, na medida em que ela se familiarizar, você pode diminuí-lo. Quanto aos instrumentos, pode-se oferecer canetas, lápis de cor, giz de cera, carvão, tesoura, cola, carimbos, pincéis e tintas.

Não se pode esquecer de que as mãos e os dedos são os instrumentos principais, pois podem tocar tudo, explorando as texturas. Ao manusear os materiais, os alunos deixam suas marcas, por isso, quanto mais adequados ao seu tamanho e às necessidades, mais facilidade eles terão no controle e domínio do uso de determinado instrumento.

Objetos mágicos

A tesoura é um objeto que encanta os pequenos, com a possibilidade de cortar tudo que está ao alcance deles, mas é uma ferramenta que preocupa pela sua função. O uso desse material mostra a conquista da independência da criança e seus progressos.

Já os elementos de aplicação, que possibilitam colar, acoplar, montar em superfícies bidimensionais e tridimensionais, permitem a criação a partir do uso de diversos materiais como: tampinhas, pedaços de papel, papelão, tecido, linha, barbante, lantejoula e uma infinidade de elementos que dão volume, abrindo a possibilidade de levar a novas criações, que para tanto utilizam cola, massas de modelagem, cola quente e tudo sob a sua supervisão, claro.

 

Texto: Mayra Ferreira
Consultoria: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi e Ana Gabriela de Brito Testa (pedagogas).
Revisão: Mariana Kohlrausch

Advertisement

Estilo de vida

A aprendizagem pode ser um grande problema dentro das salas de aula. Mas há técnicas, como a neuroaprendizagem, para combater essa dificuldade

Estilo de vida

Está estudando inglês para Enem ou exames vestibulares? Então, faça uma revisão básica no uso de artigos e pronomes em inglês.

Estilo de vida

Desenvolva sequências didáticas em leitura e escrita para envolver seus alunos no fascinante mundo dos livros

Estilo de vida

Praticar exercícios durante a gravidez é permitido e recomendado pelos profissionais da saúde. A orientação é consultar um médico antes de começar!

Estilo de vida

Maternidade é um período delicado, intenso e importante na vida da mulher. Pensando nisso, essas 7 mulheres se tornaram Youtubers para dividir esse momento!

Estilo de vida

O economista e expert em finanças Samy Dana oferece as melhores orientações para você sair das dívidas nesta entrevista especial

Estilo de vida

Compartilhar sua rotina no Instagram para contar experiências e dividir sentimentos tornou-se cada vez mais comum na vida das mamães. Confira 4 perfis.

Estilo de vida

Entenda porque é importante criar regras para os filhos pequenos