Praticar exercícios durante a gravidez é permitido e recomendado pelos profissionais da saúde. Eles alertam, no entanto, para as futuras mamães moderarem na intensidade dos exercícios a fim de garantir o bem-estar do bebê. A principal orientação é, antes de malhar, consultar o seu médico. Lembre-se: procure se movimentar sob supervisão de um especialista, seja em academias ou em clínicas.

FOTO: Shutterstock.com
Hidro
Uma das modalidades mais recomendadas para a gestante é a hidroginástica. “Como a gravidez gera aumento de peso, as articulações sofrem uma carga maior, mas, dentro da água, há diminuição do impacto”, explica o ginecologista e obstetra Salvador Cabello Filho. A hidro também é indicada para combater inchaços, equilibrar a pressão e ativar a circulação. Caminhadas, natação e alongamentos também são permitidos.
Veja também
Pilates ajuda a ter disposição na gravidez
11 dúvidas sobre bebês recém-nascidos
Cabelo e gravidez: tire suas dúvidas!
Exercícios comuns
Bicicleta apenas a ergométrica, pois as comuns podem causar prejuízos à coluna. Todas essas modalidades queimam gorduras, atenuam dores lombares, favorecem o sistema respiratório e cardiovascular, controlam a ansiedade, produzem endorfina (substância que favorece a sensação de bem-estar) e aumentam a massa muscular, o que auxilia a gestante a suportar o peso da barriga.
E a academia?
Se você já frequentava academia e mantinha uma rotina antes de engravidar, procure se exercitar 3 vezes por semana. Para quem tem bom condicionamento físico, no entanto, movimentar-se todos os dias não tem contraindicação.
Consultoria: Salvador Cabello Filho, ginecologista e obstetra