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Desenvolva sequências didáticas em leitura e escrita para envolver seus alunos no fascinante mundo dos livros
- FOTO: PureStockX/DIOMEDIA

3 dicas para estimular a leitura dos alunos

Desenvolva sequências didáticas em leitura e escrita para envolver seus alunos no fascinante mundo dos livros

Que ler é o melhor caminho para conhecer o mundo e aprimorar a escrita ninguém duvida. O desafio é convencer os alunos de sua importância — não só no contexto escolar, mas na vida de modo geral — e despertar neles a paixão (e o hábito) pelos livros. Como apresentar a literatura como algo prazeroso, uma forma de traduzir o mundo, um suporte para a fantasia e a imaginação, e não como mais uma obrigação escolar a cumprir? Com a ajuda das orientações e das propostas de atividades a seguir, você verá que tudo é uma questão de adequação à realidade do aluno: desde a escolha de textos instigantes até a apresentação de tarefas desafiadoras relacionadas à leitura. Confira sugestões direcionadas a turmas do Ensino Fundamental.

Estimule a leitura dos alunos na escola

FOTO: PureStockX/DIOMEDIA

Contos populares brasileiros

Idade: 7 e 8 anos
Objetivos: conhecer o repertório de contos tradicionais do Brasil; produzir textos de contos; propiciar avanços na aquisição da base alfabética; apropriar-se de recursos linguísticos e regularidades do sistema de escrita; criar situações de reconto de histórias com as mesmas características do conto original
Bibliografia indicada: Histórias à Brasileira, de Ana Maria Machado, e No meio da noite escura tem um pé de maravilha, de Ricardo Azevedo

1. Leia para os alunos diversos contos da tradição brasileira.
2. Como lição para casa, peça uma pesquisa de contos nacionais. Oriente as crianças a escolherem um, ler com os pais e depois contar aos colegas.
3. Proponha que os alunos escolham um conto, dentre todos os trabalhados em sala, para reescreverem-no coletivamente.
4. Antes de iniciar a produção, traga novamente o conto escolhido para a sala e analise, com as crianças, os recursos linguísticos, a narração, a ambientação e os demais aspectos que poderiam melhorar a escrita da obra selecionada.
5. Reúna os alunos em roda e escreva a nova história exatamente como eles ditarem. Uma boa dica é colar um pedaço de papel pardo na lousa e escrever sobre ele.
6. Após alguns dias, revise o conto produzido pelos alunos levando em conta os seguintes aspectos:
– há omissão ou excesso de informações na história?
– a estrutura do conto é adequada?
– o desencadeamento da narrativa é atraente e coerente?
– os componentes da ambientação foram bem esclarecidos?
– a concordância lexical, a paragrafação e a pontuação estão corretas?
– há erros ortográficos?
7. Entregue uma cópia do conto a cada aluno para fazer a ilustração.
8. Com o texto pronto, possibilite o acesso das crianças a vários tipos de livros de conto para que verifiquem características como índice, numeração de páginas, capa, autores, dedicatória, etc.
9. Construa o livro e faça o lançamento para concluir o projeto.

Um novo olhar

Idade: 11 e 12 anos
Objetivos: reorganizar um texto, considerando a voz eleita; perceber novas possibilidades de trabalho com o texto literário

Nessa atividade, é importante trabalhar com um conto já bastante conhecido de sua classe, o que permite aos alunos se centrarem nas adaptações decorrentes da mudança de narrador. Portanto, convém proporcionar algumas situações iniciais de leitura, com a turma ciente da proposta desde o primeiro contato com o texto.

1. Promova rodas de leitura com vários livros de contos tradicionais, escritos em diferentes versões.
2. Proponha a reescrita de um dos contos com a mudança de foco narrativo. Cada aluno poderá escolher a história de sua preferência.
3. Sugira a produção de um “Livro de contos com diferentes narradores” para a sala presentear os colegas do 1º ano.
4. Oriente os alunos a relerem o que escreveram antes de finalizarem o texto. Esse é um procedimento fundamental para qualquer escrita, já que favorece a identificação de problemas e antecipa a revisão.
5. Revise os textos pontualmente, observando não só a ortografia, mas principalmente a adequação do texto à proposta e ao leitor.

 

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Leitura compartilhada

Idade: a partir de 8 anos
Objetivos: proporcionar um contexto envolvente para o aprendizado da linguagem escrita; desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas
Bibliografia indicada: O diário escondido de Serafina, de Cristina Porto (Ática)

A leitura compartilhada é uma das práticas preferidas das crianças, uma vez que as coloca como destinatários do ato de ler, descobrindo e analisando as obras junto com o educador. Quem não gosta de ouvir histórias? Então, aproveite o interesse para aumentar o repertório de sua turma: quanto mais contato seus alunos tiverem com exemplos de texto do gênero que você quer ensinar, mais facilidade terão na hora de redigir suas próprias linhas. Veja como realizar uma sequência eficaz com qualquer turma: basta adequar a leitura e as propostas de atividade à faixa etária e ao nível de conhecimento dos alunos.

1. Deixe as crianças manusearem livremente o livro (se possível, cada um deve ter um exemplar).
2. Antes de começar a leitura, peça que cada um observe as imagens para criar uma hipótese de texto. Incentive a turma a falar sobre suas suposições.
3. Leia o título do livro e faça questionamentos do tipo: “O que será que é secreto?”, “Quem será Serafina?”, “Por que as pessoas escrevem num diário?”.
4. Explore, com as crianças, a página seguinte: leia em voz alta e elas acompanham. A cada leitura, procure despertar a curiosidade sobre o segredo de Serafina. Você pode fazer comentários que levem os alunos a perceberem que ela registra, em seu diário, suas alegrias, tristezas, confissões e relatos do dia a dia.
5. Proponha à turma a produção de um diário coletivo, onde sejam registrados fatos da vida escolar dos alunos.
6. Diariamente, cada criança deve levar o diário para casa, escrever nele e trazê-lo no dia seguinte, fazendo a leitura de seu registro para a classe. Façam a revisão coletivamente.

 

Texto: Adriana Serrano
Consultoria: Elaine Naldi Martins (pedagoga)
Revisão: Mariana Kohlrausch

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