Fazer uma dieta detox no inverno pode assustar um pouco, já que é comum sentir mais fome na estação mais fria do ano, não é mesmo? Mas acredite, é possível apostar na detoxificação do organismo através de uma dieta rica em alimentos naturais. Confira!
Saiba mais sobre o processo
A diminuição ou eliminação das substâncias tóxicas ocorre “por meio do suor, lágrimas, urina, entre outros. O processo acontece em todas as células do corpo, com ênfase no fígado e no intestino”, explica a nutricionista Marisa Resende Coutinho.
O cardápio da dieta detox deve “ter baixas calorias, não conter alimentos industrializados, ter pouco sal e açúcar, ser rico em vegetais e frutas, e eliminar a carne vermelha”, complementa a nutricionista Gabriela Marcelino.
Detox no inverno também é saúde!
Apesar de ser uma dieta de poucas calorias, os benefícios do detox vão além do emagrecimento. A melhora do sistema imunológico e a prevenção de doenças são algumas de suas vantagens. O motivo é a presença de alimentos como a couve, o repolho, o brócolis, o gengibre, a cúrcuma, o limão, entre outros, que, além de levinhos, são excelentes fontes de vitaminas e minerais.

Foto: Shutterstock
Como acontece o emagrecimento?
A maioria das toxinas são lipossolúveis, ou seja, se acumulam no tecido gorduroso do nosso organismo. Assim, para que ocorra o processo de emagrecimento, é necessário a quebra dos tecidos adiposos e, consequentemente, a liberação das toxinas que estavam armazenadas. “É interessante fazer uma dieta detox quando o indivíduo já perdeu uma quantidade de peso e teve uma estabilização dessa perda”, aconselha Marisa.
Detox no inverno
A sopa detox é o prato ideal para a última refeição do dia. “As sopas são um curinga para quem está de dieta. O alimento quente é rico em água, que ajuda a promover saciedade. Enquanto dormimos, o organismo processa tudo o que foi ingerido durante o dia e elimina as toxinas”, afirma a nutricionista.
Sopa detox
Para a sopa ser detox, “não deve conter excesso de sal e condimentos, gorduras trans, carnes gordas ou produtos refinados como arroz, macarrão ou farinha branca”, aconselha Tamara. Portanto, para garantir uma sopa magrinha, opte pelos alimentos como couve, gengibre, cúrcuma, brócolis, batata-baroa, inhame e espinafre, por exemplo.
Consultoria: Gabriela Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia, do Rio de Janeiro (RJ); Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo (SP); Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro (RJ)
LEIA TAMBÉM:
- Suco de couve na dieta: a bebida é prática e turbina a perda de peso!
- Dieta termogênica garante uma silhueta mais fina em poucos dias
- Invista na dieta diurética e dê adeus à retenção de líquido!
- Chá que emagrece: invista na bebida e reduza as medidas com saúde