Connect with us

O que você está procurando?

Ter uma vida mais simples e leve, focada nas pessoas e experiências, e não nos bens materiais, pode ser a chave para seguir no caminho da felicidade.
- Refletir sobre onde está o foco de sua vida é importante: nos bens materiais ou nas pessoas e experiências? Foto: iStock.com/Getty Images

O desapego e o amor para uma vida mais leve

Ter uma vida mais simples e leve, focada nas pessoas e experiências, e não nos bens materiais, pode ser a chave para seguir no caminho da felicidade.

Você já parou para pensar na quantidade de compromissos que possui? Conta de água, conta de luz, internet, telefone, supermercado, aluguel e tantos outros. Já refletiu sobre quantos dos seus planos envolvem comprar algo e como alguns dos seus sonhos se resumem a conquistas materiais? Ou, em quantos setores da vida é alvo de cobranças, ou seja, precisa atender demandas – seja financeiramente ou por resultados? Dinheiro, busca pelo sucesso, emprego, casa, carro, roupas, celulares, computadores de última geração e muitos outros exemplos. Nesse sentido, convidamos a uma reflexão. Faça-se as seguintes perguntas: dentre tudo o que me cerca, o que eu realmente preciso? E, para o que, no meu cotidiano, eu dou mais atenção? Se a maioria das suas respostas gira em torno do verbo “ter”, no sentido de possuir, e não em “ser”, você precisa aprender a viver com menos, de uma maneira leve.

Outro exercício simples também é capaz de provar essa tese. Pegue uma folha e divida em duas partes. Primeiro, de um lado, elenque seus bens mais preciosos e suas maiores conquistas. Depois, do outro, escreva quais foram os momentos em que você foi mais feliz. Se as duas colunas não estiverem relacionadas, temos mais uma demonstração de que precisamos trabalhar a questão de que precisamos dar menos importância às posses materiais.

imagem de uma mulher feliz, leve e lendo um livro

Foto: iStock.com/Getty Images

Saia do piloto automático!

Muitas vezes, o dia a dia das pessoas se resume a cumprir burocracias: ir para o trabalho, pagar as contas, consertar o carro, fazer faxina, preparar o almoço e tantas outras ações. “Nosso cérebro tenta sempre economizar energia, portanto, as coisas cotidianas começam a entrar em piloto automático. Paramos de prestar a atenção na comida que comemos, nas conversas que temos com pessoas queridas, nos trajetos que gostamos de passar e os passeios e atividades que gostamos de fazer”, ressalta Márcio Merçoni, professor do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Linhares.

Para que possamos ser felizes todos os dias, em meio à rotina, devemos viver os momentos, sermos mais simples, desapegar dos bens materiais, buscar o prazer nas pequenas coisas e encontrar relevância nas relações com as pessoas. “Somos seres de
experiências. Nossos aprendizados se dão quando estamos experimentando cada momento que vivemos. É nesses momentos,
também, que reconhecemos nossas principais necessidades e demandas”, salienta o professor. Sendo assim, quando o olhar que se tem sobre a vida é reajustado, as prioridades acabam mudando.

Mulher feliz e leve, cantando enquanto dirige um carro

Foto: iStock.com/Getty Images

Ser leve é amar as pessoas e não as coisas

“A sociedade é mais apegada ao ter, em grande parte, devido ao estímulo de consumo. Muitos pensam que, quanto mais se tem, mais respeito terá. Contudo, sabemos de muitas dessas pessoas que contam com as posses materiais e se sentem infelizes, com
um vazio interno latente”, pontua Maura de Albanesi, psicóloga e psicoterapeuta.

Para Marcelo Katayama, terapeuta e instrutor do Núcleo Ser, uma forma de ampliar a sensação de bem-estar e preencher “vazios emocionais” é cultivar os nossos relacionamentos, aprendendo a nos expressar de uma forma clara e leve, cuidando do outro com respeito, criando um ambiente onde as diferenças possam ser discutidas e acolhidas, e aprendendo a lidar com nossos estados emocionais de forma mais produtiva. Nesse sentido, a psicanalista Cristianne Vilaça complementa que “a resposta para uma vida mais feliz está na capacidade do indivíduo de encontrar a si mesmo e compreender que o vazio interior nunca poderá ser preenchido com algo externo ou excessos materiais”.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Moda & Beleza

Se você é ligada nas redes sociais e gosta de ficar ligada nas novidades do universo feminino, confira nossa lista com 7 canais superlegais no YouTube!

Entretenimento

Confira uma lista com 7 séries de comédia superdivertidas para você começar a assistir agora mesmo, relaxar e espantar o mau humor

Receitas

Quem disse que comida saudável precisa ser sem graça? Essa receita de escondidinho light de batata-doce e frango vai te provar o contrário. Fica delicioso!

Moda & Beleza

As tendências de nail art estão sempre se renovando e trazendo novidades para as mãos das fashionistas. Veja 30 opções de unhas de coração e inspire-se!

Estilo de vida

O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo e, além de saboroso, elimina os quilinhos extras de uma vez e turbina a saúde!

Estilo de vida

A gastrite infantil é um mal difícil de ser diagnosticado justamente pelo fato do paciente ser uma criança e sentir dores de barriga

Receitas

Já pensou no que fazer para o jantar? Não? Então a dica é uma Torta de salsicha de liquidificador, fácil de fazer e deliciosa, para família toda elogiar!

Estilo de vida

Sabia que as receitas com abóbora são capazes de turbinar a saúde e, de quebra, deixar suas refeições ainda mais saborosas? Confira cinco opções e aproveite