Connect with us

O que você está procurando?

A alimentação se reflete diretamente na saúde, mas não só física. Ela também tem influência na mente, seja amenizando, seja produzindo distúrbios.
- Foto Gisele Tesser/Colaborador

Confira alguns alimentos que podem piorar distúrbios psicológicos

A alimentação se reflete diretamente na saúde, mas não só física. Ela também tem influência na mente, seja amenizando, seja produzindo distúrbios.

Alguns alimentos podem interferir negativamente em distúrbios psicológicos. Pensando em amenizar as dificuldades, sejam elas financeiras, de baixa autoestima, sentimental, profissional, de saúde ou muitas outras, o indivíduo passa a descontar suas frustrações na comida, consumindo descontroladamente alimentos que fazem mal à saúde. Esse consumo excessivo pode gerar sérias consequências, como por exemplo, obesidade, diabetes e complicações cardiovasculares. Confira alguns exemplos de alimentos que pioram as doenças da mente!

biscoitos

Foto Gisele Tesser/Colaborador

Salgadinhos e biscoitos recheados

Chamativos pelo sabor, os produtos industrializados até podem estar presentes na alimentação, desde que com moderação. O problema não está propriamente em consumi-los, mas sim, na quantidade que é ingerida. Colesterol alto, diabetes e hipertensão são apenas algumas doenças que podem ser desencadeadas pelos excessos.

Suco de caixinha

A forma in natura preserva as vitaminas da fruta, enquanto a versão industrializada contém, além de boa quantidade de conservantes químicos, muito açúcar. Por isso, procure evitar essa opção.

Temperos prontos

Alho, gengibre, cebola, entre outros condimentos, são benéficos à saúde, além de ajudarem a evitar o consumo excessivo de sal. Embora a ingestão nas quantidades adequadas do mineral possa contribuir para o equilíbrio do organismo, é importante não exagerar. Caldos prontos e demais temperos industrializados contam com uma quantidade exagerada de sal e compostos artificiais, que prejudicam diversas áreas do organismo.

Batata Frita com Bacon na Pressão, tigela, ketchup, molho, toalha

Foto Rodrigo Moreira – JOBZ Fotografia/Colaborador

Fontes de gorduras trans

Não há nada de bom para dizer sobre a gordura trans, já que é uma invenção da indústria. Ela passa por um processo de hidrogenação parcial e fica mais sólida em temperatura ambiente, melhorando o sabor e a textura. No entanto, essa versão afeta diretamente o coração, já que eleva os níveis de colesterol ruim (LDL). Então, se quiser preservar a sua saúde, passe longe de alimentos que contenham essa vilã.

Xícaras de café

Foto iStock.com/Getty Images.jpg

Café, chá-mate e energéticos

Engana-se quem pensa que essas bebidas evitarão o possível desânimo na realização de algumas atividades, só porque tiram o sono. A nutricionista Liliam Teixeira Francisco explica o porquê: “Café, chá verde, chá-mate e chá preto são bebidas estimulantes e não energéticas, ou seja, fornecem mais disposição, no entanto, por um período temporário, pois aceleram a produção e o gasto de energia do corpo. Após esse gasto, o organismo utilizará a reserva de energia e logo depois ela faltará novamente”. Assim, o ideal é não exagerar no consumo e evitar as bebidas após as 18h.

Saiba mais:

Saiba mais sobre a depressão pós-parto

Anorexia: fique de olho nos sintomas!

3 distúrbios que surgiram com a modernidade

Consultoria Thaíz Maia, nutricionista; Liliam Teixeira Francisco, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

O café da manhã é a refeição mais importante, pois fornece energia para o dia todo! Confira 3 sugestões saborosas e saudáveis.

Estilo de vida

As frutas vermelhas e roxas (morango, framboesa e açaí) ajudam a proteger os neurônios, mantendo a memória ativa e a saúde do cérebro em dia.

Estilo de vida

Não só os peixes, mas também os frutos do mar podem colaborar para a saúde do cérebro. Siri, caranguejo, camarão, lagosta e polvo são alguns exemplos.

Estilo de vida

Um alimento comum, que carrega consigo muitas qualidades e vantagens para a saúde. Saiba porque o arroz é indispensável no seu cardápio.

Estilo de vida

Existem alimentos que fazem muito bem à saúde humana, mas que cães e gatos não conseguem digerir. Confira 4 alimentos proibidos para eles.

Estilo de vida

Além de prazeroso, andar de bicicleta promove inúmeros benefícios à saúde. Confira 7 motivos para aderir a prática e comece agora mesmo!

Estilo de vida

Bom para controlar o colesterol, o amaranto é um pseudocereal. Fonte de cálcio e proteínas, ele não contém glúten e também pode ser consumido por celíacos.

Estilo de vida

A automedicação é praticada por muitas pessoas, mas esse hábito representa um risco, uma vez que pode causar problemas cardíacos e dependência.