Connect with us

O que você está procurando?

Você tem o costume de dormir em jejum? Ou exagera no jantar? Pois saiba que para emagrecer as refeições noturnas devem ser equilibradas! Saiba mais!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Equilibre as refeições noturnas e durma bem alimentada e sem culpa!

Você tem o costume de dormir em jejum? Ou exagera no jantar? Pois saiba que para emagrecer as refeições noturnas devem ser equilibradas! Saiba mais!

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, comer carboidrato à noite não afeta o peso, muito pelo contrário: com uma refeição balanceada ao longo do dia, ingerir o nutriente nas refeições noturnas faz com você sinta menos fome no dia seguinte. Saiba mais e comece a jantar sem culpa a partir de agora!

Prato de macarrão

Foto: iStock.com/Getty Images

Por que comer carboidrato nas refeições noturnas não engorda?

Quem segue uma dieta balanceada sabe que é preciso se alimentar corretamente ao longo do dia, incluindo todos os grupos alimentares nas refeições. Quando dormimos, ficamos em jejum por aproximadamente 8 horas. Quando nos alimentamos de carboidratos à noite, de preferência do grupo complexo, os hormônios responsáveis pelo controle de apetite e da saciedade (leptina, grelina e adiponectina) são secretados no organismo, garantindo a saciedade até o café da manhã no dia seguinte.

Qual o melhor horário para ingeri-los?

O indicado é fazer 6 refeições diárias e comer a cada três horas. O que dizem por aí é verdade e tem fundamento: o ideal é se alimentar melhor nas primeiras refeições e diminuir a quantidade com o passar do dia. “É necessário comer menos à noite porque o metabolismo fica mais lento e, consequentemente, vamos metabolizar menos e acumular mais. Mas isso é individual, pois pessoas que praticam atividade física à noite vão precisar repor o glicogênio perdido, necessitando de um pouco de carboidratos, mas de preferência os ricos em fibras”, explica a nutricionista clínica funcional Isabella Correia, da Clínica Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro.

Pode dormir em jejum?

Não é recomendável o jejum, pois o metabolismo fica lento e, quando a próxima refeição for realizada, a pessoa tende a comer uma quantidade maior de alimentos, principalmente carboidratos. “O jejum leva a um desequilíbrio dos hormônios que controlam o apetite e a saciedade, levando ao aumento da fome, predispondo à compulsão alimentar”, explica a nutricionista Flávia Fuzzi, nutricionista membro da câmara técnica do CRN-3. E com o metabolismo lento, os alimentos são acumulados na forma de gordura.

O que está liberado comer nas refeições noturnas?

Está liberado comer legumes, verduras, carboidrato e proteína magra como peixes, frango e ovos. Dê preferência aos carboidratos complexos, integrais e ricos em fibras, para que proporcione maior saciedade e você não precise assaltar a geladeira de madrugada.

Texto: Júlia Prado/Colaboradora | Consultoria: Isabella Correia, nutricionista clínica e funcional, da Clínica Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro, (21) 2511-1453, Flávia Fuzzi, nutricionista membro da câmara técnica do CRN-3, www.crn3.org.br

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

Líquido power: o suco verde é detox, ou seja, elimina as toxinas no organismo e promove um emagrecimento saudável. Aprenda a preparar o seu!

Estilo de vida

Conheça os benefícios da zumba: a atividade promete afinar a silhueta, definir os músculos e momentos de muita diversão. Tudo de maneira dançante!

Estilo de vida

Para que você emagreça com saúde é necessário entender qual a função de cada parte do organismo no processo de perda de peso e equilíbrio do corpo

Estilo de vida

O uso de suplementos de colágeno pode dar a forcinha que faltava para você ficar com o corpo durinho. Saiba como usá-lo para obter os melhores resultados

Estilo de vida

O método de emagrecimento 5s é composto por cinco técnicas que ajudam na perda de peso, que são realizadas em três ciclos

Estilo de vida

Strong funcional é uma modalidade desenvolvida em cima do treinamento funcional e do strongman, também conhecido como atletismo de força

Estilo de vida

Couve, limão e berinjela possuem algo em comum: são recheados de fibras e importantes aliados do emagrecimento. Confira mais benefícios desses alimentos!

Estilo de vida

A versão atualizada do sopão caseiro tem mais sabor e benefícios: graças aos seus ingredientes, ficou fácil derrubar os ponteiros da balança!