Connect with us

O que você está procurando?

Entenda definitivamente todas as reações que o amor provoca no corpo, desde o famoso coração disparado até o suor em excesso
- FOTO: Shutterstock.com

Amor: coração disparado e as reações que provoca no corpo

Entenda definitivamente todas as reações que o amor provoca no corpo, desde o famoso coração disparado até o suor em excesso

Quando se fala de amor, principalmente o eros, aquele do desejo e da atração sexual, é praticamente impossível desassociá-lo da figura de um coração. Em datas comemorativas, como aniversários de namoro e casamento e dia dos namorados, chocolates e cartões ganham o formato do símbolo dos apaixonados. Tudo bem que, quando a paixão toma conta, o coração dispara ao ver ou pensar na pessoa amada. Mas será essa a única reação que acontece no corpo? Seria esse órgão o principal correspondente do amor? E quais as outras reações que esse sentimento provoca no corpo?

Amor: coração disparado e as reações que provoca no corpo

FOTO: Shutterstock.com

O amor e suas reações no corpo inteiro

“Esta associação do amor com o coração vem desde a Antiguidade, pelo caráter do órgão. Suas características ‘quente’, ‘pulsante’ e ‘vermelho’ sempre se correlacionaram com o viver, os sentimentos e a paixão. Para os gregos, a alma residia no coração, que era considerado, assim, o órgão mais importante do corpo”, contextualiza o cardiologista Horacio Gomes Pereira Filho.

Além do cérebro, esse sentimento provoca sinais por diversas regiões do corpo, mas, de certa forma, todos têm a mesma origem. “As manifestações apresentadas durante o início do relacionamento estão vinculadas à produção de dopamina e noradrenalina. Juntos, estes neurotransmissores promovem uma oscilação de sentimentos e de sensações corporais, tais como, ‘frio na barriga’, ‘borboletas no estômago’, suor excessivo e pupilas dilatadas. Nessa fase, as regiões corticais e subcorticais estão ativadas, assim como o sistema límbico, que está diretamente envolvido com as emoções”, explicam Michelle Lima, Tatiani Bellettini e Francielle Mina, doutorandas em neurociência.

Além disso, em alguns casos, sentimos nosso rosto “queimar” e, quando notamos, ele já está vermelho. “É possível explicar esse sintoma pela taquicardia e vasodilatação dos vasos sanguíneos da face, que aumentam a circulação de sangue na região, mediada por adrenalina e noradrenalina. É uma resposta primitiva do sistema nervoso central a uma situação de ansiedade”, comenta o cardiologiasta Horacio Gomes Pereira Filho.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Victor Santos
Consultorias: Francielle Mina, bióloga; Michelle Lima Garcez, farmacêutica; Tatiani Bellettini, bióloga, doutorandas no Laboratório de neurociências da Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma (SC); Horacio Gomes Pereira Filho, cardiologista da a+ Medicina Diagnóstica.

Advertisement

Estilo de vida

Se você está em um relacionamento enrolado e o gato ainda não quer namorar, confira dicas para lidar com a situação da melhor forma possível

Estilo de vida

Entenda as diferenças legais entre esses tipos de relacionamento e saiba exatamente o que você está vivendo!

Estilo de vida

Viver por muitos anos é bom, e com qualidade de vida é melhor ainda! Descubra se suas atitudes estão cooperando para uma boa saúde física e mental

Receitas

As receitas de vó têm um toque especial, e por isso selecionamos 20 delas para você fazer em casa e relembrar a infância. Confira!

Receitas

Adora receber pessoas queridas em casa? Vem ver essas 6 receitas incríveis para fazer com os amigos e se deliciar! Confira:

Receitas

Confira algumas receitas de drinks deliciosos, sem álcool e superfáceis de fazer para se refrescar no verão que está chegando!

Receitas

José Giglio, farmacêutico desempregado, acabou criando o queijo trufado para driblar a crise econômica e acabou virando sucesso entre os internautas!

Receitas

Preparados para a chegada da estação mais quente? Então, aproveite o sol e faça esses deliciosos drinks alcoólicos para curtir com a galera!