Você já ouviu falar da Noite Oficial dos UFOs?

Em maio de 1986, 21 objetos não identificados sobrevoaram o espaço aéreo brasileiro, episódio que ficou conhecido como Noite Oficial dos UFOs

None
Os 21 óvnis sobrevoaram o espaço aéreo brasileiro por cerca de três horas. FOTO: Reprodução/Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/11/2016 às 15:00
Atualizado às 18:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Foi na noite de 19 de maio de 1986 que radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) captaram 21 objetos não identificados voando nos céus dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. O caso, batizado pelos ufólogos brasileiros de Noite Oficial dos UFOs no Brasil (UFO é a abreviação, em inglês, de “objeto voador não identificado”), incluiu o depoimento de um militar – nada mais nada menos que o ministro da Aeronáutica à época – Otávio Moreira Lima, confirmando a invasão dos estranhos objetos no espaço aéreo do país.

óvni, disco voador, cinza, nuvens

Os 21 óvnis sobrevoaram o espaço aéreo brasileiro por cerca de três horas. FOTO: Reprodução/Shutterstock Images

Passou na tv

O caso foi parar nos telejornais. O ministro chegou inclusive a prometer um relatório completo para dali a 30 dias sobre os acontecimentos sinistros daquela noite, mas não cumpriu a promessa e não chegou a ser cobrado pelos meios de comunicação depois do prazo que ele próprio estipulara.

A noite dos óvnis

O primeiro óvni foi detectado pela torre de controle de São José dos Campos. Radares de Brasília e São Paulo confirmaram a presença dos sinais. Um caça F-5 chegou a decolar do Rio de Janeiro para tentar interceptar os óvnis, segundo reportagem da revista UFO. Um outro caça tentou o mesmo, partindo de Goiás. Os caças perseguiram e também foram perseguidas pelos óvnis, porém nenhuma aeronave – nem humana, nem extraterrestre – foi abatida. Naquela madrugada, as espaçonaves desconhecidas, que sobrevoaram São Paulo, Rio, Goiás e Paraná por mais de três horas, desapareceram em direção ao Oceano Atlântico.

avião militar, caça, voando de lado

Cerca de três caças foram enviados até o local sobrevoado pelos óvnis para tentar reconhecer e mesmo contatar as espaçonaves. FOTO: Reprodução/Vinicius Tupinamba e Shutterstock.com

Domínio público

Anos depois, um relatório oficial da Força Aérea Brasileira chegou ao conhecimento público a respeito daquela noite de maio de 1986. Confira um dos trechos do relatório: “Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa foma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores, como também voar em formação, não forçosamente tripulados”.

LEIA TAMBÉM

Texto: Da redação