ENTRETENIMENTO

O que é a produtividade? Entenda a relação entre eficiência e qualidade!

Produtividade é um termo utilizado para a ligação entre o valor produzido e o valor aplicado à produção. Entenda a relação entre eficiência e qualidade!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/03/2017 às 10:19
Atualizado às 15:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Produtividade é um termo amplamente aplicado na indústria para simbolizar a relação entre a quantidade ou o valor produzido dentro de um processo e a quantidade ou o valor dos investimentos aplicados à produção. No entanto, essa noção de rendimento se tornou uma referência na rotina das pessoas – no trabalho, nos estudos ou em qualquer situação da vida que demande um resultado final.

Essa analogia faz muito sentido quando se pensa em dois fatores fundamentais para a produtividade: tempo e resultado. Cada vez mais as pessoas precisam lidar com as poucas horas disponíveis para realizar o máximo de tarefas no dia a dia, além de obter os melhores rendimentos possíveis. Não é um processo simples, mas é possível alcançar esse objetivo. É quase consenso entre os especialistas que o conceito de produtividade e de sucesso na realização das atividades está sustentado em três grandes pilares: eficiência, eficácia e efetividade.

quatro pessoas sentadas em volta de uma mesa trabalhando

Foto: Shutterstock

Como é possível notar, os termos possuem significados diferentes e não necessariamente precisam estar relacionados dentro do processo todo. A eficiência consiste em fazer alguma coisa da maneira certa. Uma pessoa eficiente é aquela que segue um procedimento de forma ideal, com o mínimo de desperdício possível. Ou seja, é a capacidade de realizar algo sem prejuízos. A eficácia diz respeito a coisa certa a ser feita, ou seja, está relacionada ao processo de tomada de decisão.

“Uma pessoa eficaz é aquela que não necessariamente faz algo da maneira certa, mas se preocupa com os resultados, independente do esforço e do tempo que precise para realizar”, explica Taty Nascimento, especialista em desenvolvimento pessoal. Já a efetividade está relacionada ao sucesso na realização de algo, não só pela sua perspectiva, mas também na percepção do outro.

“Ser efetivo é fazer o que precisa ser feito (eficiência) da maneira certa (eficácia), gerando satisfação no cumprimento do objetivo”, ressalta a profissional. Como é possível perceber, pode-se ser efetivo sem ser eficiente e vice-versa: uma pessoa pode ter sucesso na realização de uma tarefa, mas o processo talvez tenha apresentado problemas em sua execução. “Obviamente, o ideal é que se consiga os dois pilares. Conseguir o máximo de resultado (efetividade) com o menor esforço possível (eficiência)”, salienta a coach Alessandra Fonseca.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Taty Nascimento, especialista em desenvolvimento pessoal; Alessandra Fonseca, coach.