Inteligência emocional: filmes que abordam o tema

A inteligência emocional é uma habilidade que permite a você conhecer os próprios limites quando o assunto são as emoções. Veja 3 filmes que abordam o tema

None
FOTO: iStock,com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 19:04
Atualizado às 08:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

À Procura da Felicidade

O vendedor Chris Gardner (Will Smith) está em sérias dificuldades financeiras após um investimento frustrado. Abandonado pela esposa, fica com a responsabilidade de cuidar sozinho do filho de cinco anos do casal. Ao mesmo tempo, consegue em uma corretora de ações um cargo não remunerado, mas com possibilidades de crescimento.

Enquanto o mundo parece desabar ao seu redor, Chris não esmorece e ainda encontra saídas criativas para divulgar aos chefes seu trabalho e divertir o filho nos momentos de tristeza. Por isso mesmo, o filme é usado para exemplificar os princípios da inteligência emocional – até porque o enredo é inspirado em uma história real.
Lançamento: 2006
Direção: Gabriele Muccino

filmes sobre inteligência emocional

IMAGENS: Reprodução

Gênio Indomável

Will Hunting (Matt Damon) é faxineiro no renomado Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). Por acaso, seu enorme talento para a matemática é descoberto por um professor da faculdade. Porém, Will tem uma complicada ficha criminal e, para entrar na carreira acadêmica, é obrigado a participar de sessões de terapia com o psicólogo Sean Maguire (Robin Williams).

De início conflituosa, a convivência entre ambos atinge seu ápice quando Will enfim percebe quantas vezes sabotou sua própria vida, por não saber encarar as emoções. A partir daí, passa a refletir seriamente a respeito de seu futuro, fazendo com que as coisas mudem de rumo.
Lançamento: 1997
Direção: Gus Van Sant

Um Dia de Fúria

O protagonista William Foster (Michael Douglas) é o mais completo exemplo de um sujeito em que falta inteligência emocional. Diante da perda do emprego e de um casamento desfeito, resolve canalizar toda sua fúria naqueles que encontra pela frente. Pequenos aborrecimentos tornam-se, assim, explosões de violência.

No espaço de um dia, Foster passade um sujeito cansado e confuso a um criminoso procurado por toda a polícia de Los Angeles. Se a vida moderna é motivo de muito estresse, como lidar com ele é o grande ponto de interrogação.
Lançamento: 1993
Direção: Joel Schumacher

Saiba mais!

7 mulheres protagonistas de filmes de ação

Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas: 8 formas diferentes de classificar gênios

Texto: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador