Connect with us

O que você está procurando?

O apresentador José Luiz Datena fará uma cirurgia bariátrica. Entenda tudo sobre o procedimento cirúrgico e tire suas dúvidas
- Fonte: Reprodução/ Divulgação

José Luiz Datena fará cirurgia bariátrica: entenda o procedimento

O apresentador José Luiz Datena fará uma cirurgia bariátrica. Entenda tudo sobre o procedimento cirúrgico e tire suas dúvidas

O apresentador e jornalista José Luiz Datena comunicou que fará uma cirurgia bariátrica para controlar o diabetes. O anúncio foi feito quarta-feira (07.09), no programa Brasil Urgente, da Bandeirantes.

José Luiz Datena cirurgia bariátrica

Fonte: Reprodução/ Divulgação

Datena explicou seus motivos para recorrer ao procedimento cirúrgico: “Eu vou ser obrigado a fazer uma cirurgia que é para emagrecer, questão de saúde, porque eu tenho diabetes. Se eu não fizer essa cirurgia, eu morro”.

De acordo com José Luiz Datena, a questão estética é importante: “todo mundo gosta de ficar bonito, de passar bem”, mas a saúde é o que mais motiva o apresentador: “gordura atrapalha as pessoas, traz uma série de problemas”. Ele ainda comentou, em uma brincadeira:”Vou ficar magrão, parecendo o Brad Pitt“.

O apresentador deverá perder cerca de 30 quilos com a cirurgia bariátrica. Saiba mais sobre esse procedimento cirúrgico:

Entenda a cirurgia bariátrica

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a “cirurgia bariátrica e metabólica está consolidada como um tratamento eficaz contra a obesidade grave. O avanço de técnicas e tecnologias levou a especialidade a se tornar uma alternativa segura e eficiente não só contra a obesidade, mas também contra doenças associadas como diabetes, hipertensão e outras agravadas pelo excesso de peso.”

O Brasil tem o segundo lugar na lista de países que mais realiza este procedimento, com cerca de 80 mil registros anuais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Diagnóstico

Os critérios para determinar a obesidade vêm mudando. A taxa do IMC (Índice de Massa Corporal) é um dos indicativos, mas também é avaliada a saúde e o acúmulo de doenças relacionadas ao sobrepeso do paciente. Dependendo do perfil, a cirurgia bariátrica não precisa ser realizada como tratamento.

Pés de uma pessoa se pesando na balança para cirurgia bariátrica

Fonte: iStock

Preparativos

O paciente passa por uma série de exames pré-operatórios, consultas com endocrinologista, nutricionista, psicólogo e o cirurgião que fará o procedimento. Como a cirurgia é, principalmente, no estômago, são necessários também exames laborais como endoscopia, ultrassom do abdômen, de sangue e hormônios da tireoide. “Se o paciente tem uma doença cardíaca específica, ele fará outros exames complementares”, afirma o especialista Marcos Giansante.

Etapas da cirurgia

O processo cirúrgico está mais avançado e menos invasivo. “Antigamente a cirurgia era feita por corte, hoje é realizada por pequenos furos – que são a videolaparoscopia – auxiliados com a presença de um robô, mas usando as mesmas técnicas que eram usadas antigamente”, explica Giansante.

A primeira delas é a redução do tamanho estômago, feita para garantir a antecipação da saciedade do paciente, de forma mais rápida e eficaz. Nesse processo, uma parte do órgão não servirá como reservatório de alimento. Essa etapa também é conhecida pelo nome sleeve.

“Para melhorar o metabolismo, é feito um pequeno desvio do estômago para o intestino, não muito acentuado. Essa etapa promove uma melhor dinâmica nos hormônios digestivos”, esclarece Giansante.

O que garante o sucesso da cirurgia e do tratamento da obesidade é a união dessas duas etapas, que se complementam e ajudam o paciente a emagrecer e a ter todo o processo digestivo, desde a saciedade ao metabolismo funcionando idealmente.

Pessoa se pesando na balança manual para cirurgia bariátrica

Fonte: iStock

O pós-operatório também é importante para que tudo ocorra bem. “Nos primeiros 20 a 30 dias, a alimentação deve ser muito específica para preservar a cirurgia, deixando em repouso o que foi feito. Por isso, a alimentação deve ser mais líquida, com água, chá, caldos e isotônicos. Após esse período, a alimentação é gradativamente passada para pastosa e, por último, migra para a sólida”, finaliza o cirurgião.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Marcos Giansante, especialista em cirurgia bariátrica do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). | Texto de: Giovana Sanches e Carolina Freire

Advertisement

Estilo de vida

Você se sente entediada só de pensar em gastar horas na esteira da academia? Veja essas alternativas de treinos para você se divertir enquanto fica linda!

Estilo de vida

Tire o sofrimento da sua rotina e seja mais feliz!

Entretenimento

Shiloh Jolie-Pitt, filha dos astros do cinema Angelina Jolie e Brad Pitt, quer ser chamada de John. Entenda o caso e saiba mais sobre transexualidade

Estilo de vida

Se você se sente uma bagunça, com os dias lotados e zero produtividade, confira essas dicas para ter um dia mais organizado e a vida muito mais fácil

Entretenimento

Veja fotos do lar nova-iorquino de Kim Kardashian e Kanye West

Entretenimento

Confira se compensa guardar suas economias financeiras na poupança

Receitas

Aprenda esta receita incrível de Bolinho de árvore natalina, que além de lindo e charmoso para compor a mesa da ceia de Natal, ainda é delicioso!

Entretenimento

Em entrevista em abril deste ano, o ator revelou desejo de tirar um tempo para se dedicar ao teatro e a familia, relembre