Fatos que você não sabia sobre o 11 de setembro

No dia em que o 11 de setembro completa 15 anos, relembre os principais acontecimentos e fatos sobre o atentado ao World Trade Center

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/09/2016 às 12:13
Atualizado às 18:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O dia 11 de setembro marca um momento extremamente triste na história da humanidade. Em 11 de setembro de 2001, 19 homens ligados à Al-Qaeda cometeram um atentado terrorista contra as Torres Gêmeas, o World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, deixando milhares de pessoas mortas.

Naquele dia, quatro aviões foram sequestrados na Costa Leste dos Estados Unidos com destino aos principais marcos simbólicos dos Estados Unidos para ataques terroristas e suicidas. No dia em que a tragédia completa 15 anos, relembre alguns fatos sobre o atentado.

11 de setembro: segundo avião atinge a torre

Foto: Reprodução

1 – A catástrofe foi tão grande que os bombeiros só conseguiram apagar o fogo completamente no dia 19 de dezembro, 99 dias após o atentado terrorista acontecer.

2 – Quase três mil pessoas morreram com o atentado. Havia mortos entre 2 anos até 85. Dessas, 343 bombeiros de Nova York, 23 policiais e 37 oficiais do Porto de Nova York. Além disso, 80% dos mortos eram homens.

3 – Das pessoas que estavam no prédio na hora do ataque, apenas 20 saíram vivas.

4 – Só dois dos quatro aviões sequestrados atingiram as Torres Gêmeas, mas os outros dois também tiveram como destino atentados terroristas. Um atingiu o Pentágono, em Washington, e deixou 184 mortos. O outro caiu em um campo em Shanksville, na Pensilvânia, porque os passageiros sequestrados se rebelaram contra os terroristas. 40 pessoas morreram.

5 – Naquele mesmo dia o Building 7, de 47 andares, também caiu na região do World Trade Center, mas não por causa do atentado.

6 – Um homem chamado Matthew, de 36 anos, sobreviveu ao 11 de setembro e também ao tiroteio que aconteceu na boate Bataclan, em Paris, no dia 13 de novembro de 2015. No 11 de setembro, Matthew estava na rua das Torres Gêmeas quando o avião colidiu com o prédio.

7 – Toda essa tragédia que deixou cerca de 3 mil mortos levou menos de duas horas para acontecer. O primeiro avião atingiu a torre norte do prédio às 8h46 e essa mesma torre foi a última a despencar, às 10h28.

pessoas saindo empoeiradas do world trade center

Foto: Reprodução

8 – O número exato de certidões de óbito do atentado só saiu em janeiro de 2004, foi quando o mundo soube que  2749 pessoas morreram naquele dia. Um ano depois, as investigações genéticas para descobrir a identidade dos corpos foram suspensas. Apenas 1.585  vítimas foram identificadas.

9 – O número de vítimas pelo atentado já cresceu, já que os médicos afirmam que há pessoas que morreram devido a exposição a fumaça e a poeira no dia.

10 – Os destroços só foram retirados totalmente do local no dia 30 de maio de 2002. Foram 1,8 milhão de toneladas de destroços e o custo para a limpeza foi de US$ 750 milhões.

11 – Um brasileiro conseguiu escapar do atentado. Tacito Cury trocou de elevador para chegar ao seu andar de trabalho e percebeu que havia várias pessoas feridas nos andares superiores da torre. Então, ele desceu novamente ao saguão e se deu conta do que havia acontecido.

FOTO: Wikimedia Commons

FOTO: Wikimedia Commons

12 – Um cão-guia labrador amarelo, chamado Roselle, salvou seu dono tirando-o do 78° andar da Torre Norte e o deixando em um local seguro antes que o prédio desabasse.

13 – Cinco dos sequestradores ficaram em hotel perto da Agência Nacional de Segurança poucos dias antes do atentado terrorista.

14 – Esse não foi o primeiro ataque terrorista ao World Trade Center. Em 26 de fevereiro de 1993, um carro bomba com mais de 500 quilos de explosivo foi colocado no estacionamento do prédio e explodiu deixando 6 mortos e cerca de mil feridos. Esse atentado também estava ligado a Al-Qaeda de Osama bin Laden.

LEIA TAMBÉM

Al Qaeda: a relação do grupo terrorista com os ataques de 11 de setembro

11 de setembro: quais foram os desdobramentos após os atentados?

11 de setembro: conheça o National September 11 Memorial