Conheça a história de Marie Curie

Enfrentando o machismo dos séculos 19 e 20, Marie Curie tornou-se uma das maiores cientistas de todos os tempos. Saiba mais sobre seu legado e trajetória!

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/08/2016 às 08:30
Atualizado às 18:18

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Enfrentando o machismo dos séculos 19 e 20, Marie Curie tornou-se uma das maiores cientistas de todos os tempos. Saiba mais sobre sua trajetória e a importância de seu legado!

Foto de Marie CurieFOTO: Wikimedia Commons

Trajetória

Sempre encorajada por seu pai a seguir no caminho da ciência, Marie conseguiu o título de bacharel em física (1883) e matemática (1894) pela Universidade de Sorbonne, na França, tornando-se a primeira mulher a lecionar na instituição anos depois. Morreu, em 1934, devido a uma leucemia causada por sua exposição a elementos radioativos.

Legado

Realizou diversas descobertas relacionadas à radioatividade, campo até então pouco conhecido, e descobriu os elementos químicos rádio e polônio (o qual ganhou este nome em referência a seu país nativo). A descoberta a levou a ganhar dois Prêmios Nobel, um de física, em 1903, e outro de química, em 1911. Além das importantes descobertas científicas, Curie também se destaca por ser a primeira mulher a ganhar um Nobel.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Albert Einstein

Conheça a história de Alexander Fleming

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.