Connect with us

O que você está procurando?

O Brasil nunca ganhou uma estatueta, mas vários filmes e profissionais do nosso país já foram indicados ao Oscar
Apesar de muitas vezes ser esnobado, o Brasil já teve várias indicações ao Oscar - Crédito: Instagram/@ lumiere_et_compagnie e @primeboxbraziloficial

Entretenimento

Confira 8 vezes em que o Brasil chegou perto de ganhar o Oscar

O Brasil nunca ganhou uma estatueta, mas vários filmes e profissionais do nosso país já foram indicados ao Oscar

A premiação do Oscar 2022 acontece hoje, dia 27, e tem representante do Brasil concorrendo sim! Afinal, o curta documental “Onde Eu Moro”, produção codirigida por Pedro Kos sobre a história de pessoas sem-teto, está entre os indicados na categoria de Melhor Documentário em Curta-Metragem.

Se o curta levar a estatueta, será a primeira vez que o Brasil ganhará um Oscar. Porém, apesar de nunca ter ganhado, o nosso país já chegou no “quase” várias vezes desde a primeira edição da premiação. Veja a seguir algumas dessas ocasiões nas quais o Brasil chegou pertinho de levar o seu primeiro Oscar:

Brazil – 1945

A primeira vez que o Brasil apareceu entre os indicados do Oscar foi na categoria de Melhor Canção Original, com a música “Rio de Janeiro”, composta por Ary Barroso para o filme “Brazil”. No final, a canção vencedora nesse ano na categoria foi “Swinging on a Star”, composta por James Ven Heusen e Johnny Burke para a trilha de “O Bom Pastor”.

O Pagador de Promessas – 1963

O filme “O Pagador de Promessas” trouxe a primeira indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para o nosso país. Mas também não foi dessa vez para o nosso país, já que o longa acabou perdendo para a produção francesa “Sempre aos Domingos”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Donos da Locadora (@donosdalocadora)

 

Orfeu Negro - 1960

Dessa vez o Brasil chegou tão perto que alguns brasileiros até dizem que esse foi sim o primeiro Oscar do país. Isso porque o longa “Orfeu Negro”, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é uma coprodução entre Brasil, França e Itália, além de ter sido filmado no Rio de Janeiro e ter como base uma peça de Vinícius de Moraes. O problema é que o filme foi registrado como um longa apenas francês pela Academia. E aí, será que dá para considerar como o nosso primeiro Oscar?

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por jpqno (@jpqno)

 

Central do Brasil – 1999

Esse “quase” do Brasil ainda é considerado injusto por muitas pessoas, viu? Afinal, Fernanda Montenegro brilhou muito como a professora aposentada Dora em “Central do Brasil”, mas acabou perdendo a estatueta, que ficou com Gwyneth Paltrow pelo longa “Shakespeare Apaixonado”.

Além disso, “Central do Brasil” também apareceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, que acabou premiando o filme italiano “A Vida é Bela”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prime Box Brazil (@primeboxbraziloficial)

 

Cidade de Deus - 2004

“Cidade de Deus” acabou não sendo indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro – mas, em compensação apareceu em outras quatro (Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição).

E todas essas indicações não são para menos, né? Afinal, o longa dirigido por Fernando Meirelles é um grande marco do cinema brasileiro. Porém, o filme teve a má sorte de ter concorrido no mesmo ano que “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, que acabou vencendo em grande parte das categorias para as quais “Cidade de Deus” estava indicado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Filmes & Séries & Curtas (@filmesseriescurtas)

 

Rio - 2012

E não foi só na sua primeira aparição no Oscar que o Brasil foi reconhecido por suas músicas, viu? Afinal, “Real in Rio”, composta por Carlinhos Brown e Sergio Mendes para a trilha de “Rio”, também concorreu ao prêmio de Melhor Canção Original, que acabou ficando com “Man or Muppet”, de Bret Mckenzie.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ꧁❦꠹ꫀ᭙ꫀꪶ❦꧂ (@officialx.jewel)

 

O Menino e o Mundo – 2016

Indicação de animações? Temos também! Afinal, “O Menino e o Mundo”, animação brasileira que segue um garoto que mora em uma cidade do campo e vai para a capital atrás do pai, concorreu ao prêmio de Melhor Filme de Animação

Infelizmente, apesar de a animação ter sido aclamada mundialmente, é muito difícil concorrer com a Disney nessa categoria e o prêmio acabou ficando para “Divertida Mente”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Elo Company (@elocompany)

 

Democracia em Vertigem – 2020

Mais recentemente, o documentário “Democracia em Vertigem” nos trouxe novas esperanças de um Oscar para o Brasil. A produção, que mostra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, concorreu como “Melhor Documentário de Longa-Metragem”, mas foi o estadunidense “American Factory” que levou a estatueta.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Petra Costa (@petracostal)

 

E aí, será que nesse ano o tão esperado Oscar virá para o Brasil ou seremos esnobados mais uma vez? A torcida é para que nosso primeiro Oscar oficial venha!!!!

Advertisement

Amor e Sexo

Alimentos afrodisíacos são aqueles que aguçam os hormônios sexuais, aumentando a libido; confira quais são

Receitas

Sobrou frango assado do almoço para o dia seguinte? Conheça formas criativas de usá-lo

Beleza

Você usa secador e chapinha nos fios com frequência? Então, é melhor conferir se tudo o que dizem por aí sobre o assunto é mesmo verídico

Moda

Com o outono, os looks com calça jeans devem voltar a ser muito usados; aprenda a incorporar a peça também nos visuais de trabalho

Pets

Disponível para Android e iOS, o aplicativo conta com tecnologia de reconhecimento facial e pode auxiliar na busca por pets perdidos

Moda

Quando se fala do Oscar, sempre tem aquelas celebridades que ousam nos looks. Confira alguns dos visuais mais “diferentões” desse ano

Famosos

Completando 36 anos, Lady Gaga é cercada de momentos de arrasar em tapetes vermelhos; confira os melhores deste ano

Casa & Decor

Especialistas dão dicas para não errar na hora de planejar a iluminação dos ambientes da sua casa