Descubra como deixar a iluminação da sua casa perfeita neste outono

Especialistas dão dicas para não errar na hora de planejar a iluminação dos ambientes da sua casa

A iluminação é um aspecto muito importante para a sensação de conforto da casa
A iluminação é um aspecto muito importante para a sensação de conforto da casa - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 29/03/2022 às 19:00
Atualizado às 19:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Poucas coisas podem trazer mais sensação de aconchego e conforto para uma casa do que uma boa iluminação, não é mesmo? Por isso, é sempre muito importante pensar bem em como cada ambiente da sua casa será iluminado.

E, agora que chegou o outono, existem ainda algumas dicas que podem te ajudar a deixar a casa bem iluminada e com a cara da estação. Afinal, cada época do ano pede uma temperatura diferente de luzes.

Veja a seguir algumas dicas de especialistas para você conseguir iluminar a sua casa da melhor maneira possível nesse outono:

Qual a melhor iluminação para o outono?

Por ser uma estação um pouco mais fria, o outono pede por luzes de temperaturas mais quente (entre 2700K e 3000K), principalmente em ambientes como os quartos e as áreas de convivência. Isso porque esse tipo de luz é a melhor para trazer a sensação de conforto e aconchego que é a cara da estação.

Também é uma boa ideia usar luminárias do tipo plafon, viu? Afinal, elas também ajudam a garantir o clima de bem-estar nos ambientes. Outra possibilidade é incluir pontos de iluminação suaves nos cantinhos da casa para criar um efeito de “meia-luz” nos ambientes – para isso, peças como abajures, spots ou arandelas são ótimas opções.

Já para quem quer tornar os objetos de iluminação parte da decoração, as luminárias de piso também podem ser consideradas. Elas ficam especialmente bem quando colocadas ao lado de sofá e poltronas.

sala com luminária ao lado do sofá
Luminárias ao lado de sofás ou poltronas são uma ótima ideia - Shutterstock

Móveis e objetos

Outra dica é usar móveis e objetos de decoração que combinem com essa iluminação ideal para o outono e deixem a casa mais com a cara da estação ainda. Uma tendência nesse sentido são os tons terrosos, amadeirados, café, azuis e verdes – ou seja, todos aqueles que nos remetem à natureza.

Essa tendência natural também aparece nos materiais dos móveis, que podem ser de madeira ou outros materiais naturais. Além disso, tapetes, mantas, almofadas, tecidos aveludados e tudo mais que traga aconchego também são muito bem-vindos na decoração de outono.

Ambientes diferente, iluminações diferentes

Não apenas no outono, mas também no resto do ano, cada área da casa necessite de um tipo de iluminação diferente. No caso da sala de estar, por exemplo, que costumam estar integradas a algum outro ambiente, o mais indicado é criar vários pontos de iluminação separados que possam ser ligados juntos ou individualmente.

sala com vários pontos de iluminação
Para a sala, o melhor é que existam vários pontos de iluminação - Shutterstock

A iluminação dessa área também pode ser um pouco mais suave, mas sempre com cuidado para que o ambiente não acabe ficando escuro demais. Além disso, é necessário um cuidado maior se a sala de estar da sua casa tiver quadros, já que eles podem ser danificados com o excesso de raios luz ou raios UV. Também é bom evitar focos diretos de luz acima de sofás, poltronas ou cadeiras, pois isso pode causar desconforto.

Nesses ambientes sociais, as luzes de apoio também podem ser grandes aliadas. “Em ambientes sociais é permitido brincar com diferentes cenas de iluminação. É recomendado usar arandelas de paredes, luminárias de mesa ou de piso, além dos embutidos de forro. Sempre dê preferência às luzes indiretas nesses casos”, conta a arquiteta Paula Passos.

Já no caso da cozinha, o melhor é uma lâmpada com alto Índice de Reprodução de Cor (IRC), já que esse é um ambiente de trabalho, no qual será necessário enxergar bem o que se está fazendo. E é por isso também que essa área da casa pede uma iluminação mais geral com algumas luminárias adicionais para as bancadas se for preciso.

cozinha iluminada
Na cozinha, o mais importante é que a iluminação seja bem eficaz para facilitar que se enxergue o que se faz ali - Shutterstck

Além disso, a cor das luzes também é um fator importante. “Nas cozinhas fechadas, as luzes mais brancas, acima de 4000K, podem funcionar bem”, explica Danielle.

O banheiro é outra área na qual a iluminação é muito importante, sendo necessário o cuidado para não deixar sombras nas áreas próximas ao espelho. Afinal, é justamente aí que as mulheres costumam se maquiar e os homens geralmente fazem a barba, e a falta de luz pode atrapalhar bastante nesses momentos. Por esse motivo, lâmpadas refletoras não são tão indicadas para esse ambiente, já que criam mais sombreamento quando comparadas com as lâmpadas difusas ou a luz linear.

Por último, mas não menos importante, o quarto é o ambiente no qual o conforto é mais importante. Assim, as lâmpadas de cores quentes são sempre essenciais nessa área. Abajures delicados também são uma boa pedida.

Seguindo essas regrinhas da iluminação, fica bem mais fácil de não errar e acabar se arrependendo das luzes escolhidas depois. E, a partir disso, podem ser feitas pequenas alterações ou adaptações para deixar a casa com a cara de cada estação.

Fonte:Yamamura; e Paula Passos e Danielle Dantas, arquitetas do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.