Buda da meditação e da serenidade. Entenda a simbologia!

Sidarta Gautama foi o fundador do Budismo, por isso sua imagem é muito representativa para a doutrina. Entenda a simbologia do Buda da meditação!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 14:50
Atualizado às 18:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Devido à relevância de Sidarta Gautama, sua imagem é constantemente retratada pelos templos e casas budistas mundo afora. Dessa forma, cada estátua, posição ou representação possui uma simbologia diferente. Saiba o que o Buda da meditação significa:

Buda sentado na posição de lótus (com as pernas cruzadas de maneira que os pés fiquem sobre as coxas, logo em cima dos joelhos) retrata a importância da meditação, do equilíbrio, da calma e da serenidade.

buda da meditação e da serenidade simbologia sidarta gautama

FOTO: Shutterstock.com

A meditação é uma prática essencial para o Budismo. A filosofia acredita na existência de um estado de felicidade plena e duradoura que tem como origem o interior de cada indivíduo e é gerada a partir do desapego das conquistas mundanas. Para a doutrina, o caminho para a conexão com o interior e para a plenitude é a meditação, porque é capaz de gerar estados mentais que são atingidos com a mente serena, pura e em paz. Sendo assim, a imagem do Buda da meditação é muito importante para os budistas.

Saiba mais sobre meditação clicando aqui.

Quem é Sidarta Gautama?

Sidarta Gautama, o Buda histórico, é o fundador do Budismo e a figura principal da doutrina, uma vez que foi o responsável por transmitir ao mundo seu legado: a iluminação e o fim do estado de sofrimento (o estado de Buda). Nos dias atuais, seu nome possui a mesma importância que antigamente. “Uma escola budista só é considerada tradicional se reconhece Sidarta Gautama como o Buda da nossa era”, afirma Mauricio Hondaku, ministro do Dharma ordenado pela Ordem Shinshu Otani de Budismo, Escola da Terra Pura.

SAIBA MAIS

Conheça as 4 Nobres Verdades do Budismo

Budismo: filosofia de vida ou tradição religiosa? Entenda

Conheça a representação e o significado do Buda em magreza extrema

Texto: Érika Alfaro / Consultoria: Mauricio Hondaku, ministro do Dharma ordenado pela Ordem Shinshu Otani de Budismo, Escola da Terra Pura.