ENTRETENIMENTO

Tragédia: relembre 8 acidentes aéreos que chocaram o Brasil

Uma tragédia aconteceu com o avião do clube Chapecoense na madrugada da terça (29.11). Relembre outros acidentes aéreos que chocaram o Brasil

None
Foto: Isabela Noronha

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/11/2016 às 11:16
Atualizado às 15:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O mundo acordou com uma notícia terrível na terça (29.11). O time de futebol Chapecoense, de Santa Catarina, estava rumo a Medellín, na Colômbia, quando a aeronave caiu, provocando um desastre. 75 mortos foram confirmados até agora. Infelizmente, o Brasil já vivenciou acidentes aéreos que foram verdadeiras tragédias e chocaram o país. Relembre:

1. Acidente avião Varig, rota Rio-Paris

11 de julho de 1973

Acidentes aéreos no Brasil

Foto: Reprodução/ocaisdamemoria

A Varig, na época, era a única empresa área que realizava voos para os EUA e Europa. Com rota Rio-Paris-Londres, o avião já se aproximava do aeroporto de Orly quando parte da tripulação alertou para um incêndio que ocorria dentro de um dos banheiros, na parte do fundo do avião. O fogo e a fumaça se alastraram rapidamente. A aeronave precisou fazer um pouso forçado em um campo de cebolas, cerca de 4 quilômetros do aeroporto francês. A manobra de emergência resultaram em 123 mortes, com apenas 11 sobreviventes.

2. Acidente aéreo Transbrasil

12 de abril de 1980

Acidentes aéreos brasileiros

Foto: O Jornal de Santa Catarina/ Reprodução

Com trajeto Belém-Porto Alegre, o voo 303 da empresa aérea Transbrasil teve sua viagem interrompida quando, na região de Florianópolis, próximo do terminal da cidade, o Boeing colidiu na encosta norte do Morro da Virgínia. Tudo ocorreu durante uma forte chuva, deixando 55 mortos e apenas 3 sobreviventes.

3. Acidente voo VASP em Fortaleza

8 de junho de 1982

Acidentes aéreos no Brasil

Foto: taiadaweb.com.br/Reprodução

O voo da VASP sobrevoava a cidade de Fortaleza durante uma fina chuva, já preparando-se para efetuar o pouso, quando, sem explicações aparentes, bateu contra a Serra da Aratanha, na região metropolitana. Todos os 137 passageiros morreram, tornando-se o acidente da aviação brasileira mais grave na época.

4. Acidente com o avião da banda Mamonas Assassinas

2 de março de 1996

Acidentes aéreos brasileiros Mamonas Assasinas

Foto: IG/Reprodução

Acidente que ficou conhecido pelo Brasil inteiro, chocando e emocionando fãs, matou o grupo Mamonas Assassinas, que fazia grande sucesso na época. O jato Learjet, que levava a banda, colidiu na Serra da Cantareira, em São Paulo, levando a óbito 9 pessoas, sendo 5 integrantes do conjunto.

Acidentes aéreos Mamonas Assassinas

Foto: Reprodução/ Mamonas Assassinas

5. Acidente Boeing 737 da Gol na Amazônia

29 de setembro de 2006

Acidentes aéreos brasileiros boeing 737

Foto: Divulgação/FAB

O Boeing 737 da empresa aérea Gol saiu de Manaus, no estado do Amazonas, com destino a Brasília e colidiu com um jato Legacy-600 da Embraer. O avião caiu na Serra do Cachimbo, na floresta Amazônica, no Mato Grosso.

A tragédia foi uma das mais marcantes da história brasileira, porque contou com intensas buscas no meio da selva amazônica, chocando o país inteiro. No total 154 pessoas morreram, entre passageiros e tripulantes.

6. Acidente áereo TAM no aeroporto de Congonhas

17 de julho de 2007

O airbus da companhia aérea TAM, que fazia o voo JJ3054, estava quase pousando no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vindo de Porto Alegre, quando precisou arremeter.

Chovia muito no dia e a principal pista não foi suficiente para a aeronave, que ultrapassou os limites do aeroporto, parou na avenida Washington Luiz – uma das principais de São Paulo – e se chocou com o prédio da TAM Express.

Acidentes aéreos brasileiros

Foto: Isabela Noronha

Um grande incêndio aconteceu após a colisão, matando todos os passageiros do voo, a tripulação, alguns funcionários que estavam na TAM Express e pessoas que passavam pela avenida no momento do acidente.

Até hoje é incerto o número de mortos, mas a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo estima que mais de 200 pessoas faleceram na tragédia, sendo 187 presentes no voo.

7. Acidente da aeronave Airfrance

31 de maio de 2009

Acidentes aéreos Airfrance no Mar

Foto: Reprodução/ Revista Veja

Um avião da companhia aérea Airfrance saiu do Rio de Janeiro e estava indo rumo à Paris quando caiu no Oceano Atlântico, ainda em terras brasileiras, depois de ter problemas nas indicações de velocidade da aeronave, matando todos os 228 ocupantes.

As buscas duraram semanas e precisou de equipes especializadas em acidentes aquáticos para encontrar destroços do avião e os corpos dos envolvidos na tragédia.

8. Acidente Eduardo Campos

13 de agosto de 2014

Acidentes aéreos Eduardo Campos

Foto: Cidade Bela Vista/ Reprodução

O então candidato à presidência da república Eduardo Campos, estava a bordo do jatinho Cessna Citation, indo do Rio de Janeiro, para a cidade litorânea do Guarujá, quando caiu em cima de uma casa, em Santos, no litoral paulista. Todas as pessoas a bordo faleceram e, no momento do acidente, não havia ninguém na casa em questão.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Carolina Freire e Vítor Ferreira/Colaboradores