Connect with us

O que você está procurando?

Conheça a Psicologia Anomalística ou Parapsicologia, área que se dedica ao estudo das experiências paranormais numa perspectiva científica
- FOTO: Shutterstock.com

Psicologia: você sabia que ela estuda a paranormalidade?

Conheça a Psicologia Anomalística ou Parapsicologia, área que se dedica ao estudo das experiências paranormais numa perspectiva científica

Quando tratamos de experiências aparentemente sem explicação como os fenômenos paranormais, as dúvidas podem atingir graus de incerteza gigantescos, e não sabemos exatamente com o que estamos lidando. O trabalho da Parapsicologia, mais conhecida no Brasil como Psicologia Anomalística, busca justamente esclarecer esses pontos, e não adianta disfarçar: os sinais da paranormalidade estão por todo lugar.

 

Psicologia: você sabia que ela estuda a paranormalidade?

FOTO: Shutterstock.com

O trabalho da Psicologia Anomalística

“O universo da experiência humana é bastante vasto e todo tipo de coisa, nas condições propícias, pode ser interpretado como paranormal”, sintetiza Leonardo Martins, pesquisador do Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (Inter Psi) da Universidade de São Paulo (USP). “Pessoas ao redor do mundo relatam diversas experiências que se encaixam nesta definição”, aponta Vanessa Corredato, também membro do Inter Psi.

Como os estudiosos e especialistas destacam, é fundamental atentar-se às condições específicas para debater com propriedade as experiências paranormais. “Só de haver pessoas que acreditam ter passado por tais experiências, já há subsídio e motivos para que as estude, dado que seu objeto de estudo são as pessoas e as experiências subjetivas que elas têm”, relata Leonardo. “É o que chamamos de ‘agnosticismo metodológico’, ou seja, estamos interessados em descobrir o que está acontecendo nesses casos, e não em defender num primeiro momento a existência ou não do paranormal”, diz.

Assim, tais estudos, em sua cientificidade, não dependem da existência ou da inexistência de fenômenos paranormais reais para serem realizados. Basta um relato de experiência anômala, que os trabalhos se iniciam.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

 

CONSULTORIAS: Leonardo Martins, doutor em Psicologia Social, pesquisador e membro do Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (Inter Psi) da Universidade de São Paulo (USP); Vanessa Corredato, mestre em psicologia e também membro do Inter Psi.

Advertisement

Estilo de vida

O costume de tirar o chapéu como um ato de respeito realmente se originou com os cavaleiros da Idade Média ou é mais antigo do que se imagina?

Estilo de vida

O chá verde é a solução mais eficaz para você conquistar sem demora o corpo dos seus sonhos e, de quebra, garantir um organismo mais equilibrado

Estilo de vida

Chamamos de combinações simples dos n elementos dados, agrupados p a p, a qualquer subconjunto de p elementos distintos, formados com elementos do conjunto.

Estilo de vida

Conectivos lógicos são símbolos que comprovam a veracidade das informações e unem as proposições umas às outras ou as transformam em uma terceira proposição

Entretenimento

Você já ouviu a frase “nesse mundo tem louco pra tudo”? Pois é, fizemos uma lista com os recordes mais inacreditáveis e bizarros dos últimos tempos!

Receitas

À procura de uma sobremesa bastante deliciosa? Aposte então nessa receita de merengue de morango com chocolate branco na taça!

Receitas

Aprenda esta receita de maminha ao chimichurri com farofa de banana, que fica uma delícia para fazer no final de semana para toda a família!

Receitas

Experimente essa receita deliciosa de omelete de couve e calabresa! Em apenas 30 minutos você prepara uma refeição incrível!