Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Agora que as férias estão acabando, chegou a hora dos preparativos para a volta às aulas – e a mochila não pode ficar fora disso
Os cuidados com a mochila são muito importantes para que ela esteja sempre limpa e conservada - Shutterstock

Casa & Decor

Volta às aulas: cuidados necessários com a mochila

Agora que as férias estão acabando, chegou a hora dos preparativos para a volta às aulas – e a mochila não pode ficar fora disso

[PAGE TITLE]

Com as férias acabando e a volta às aulas dos pequenos se aproximando, chegou a hora de certas preparações, como comprar os materiais e organizar tudo para o retorno, não é mesmo? E, entre tudo o que precisa de atenção nesse momento, estão os cuidados com a mochila. Afinal, é preciso que esse item esteja sempre limpo e bem conservado, além de não tão pesado, para durar mais e não causar incômodos na hora de usar.

Por isso, separamos a seguir cuidados que precisam ser tomados com a mochila antes da volta às aulas. Confira:

Sobrecarga

Uma mochila pesada demais pode causar vários problemas de saúde para as crianças e jovens. A escoliose — que é quando a coluna apresenta uma curvatura em forma de “S” —, a cifose e a lordose, são exemplos de problemas que podem ser agravadas por conta da sobrecarga na mochila, segundo o fisioterapeuta Cadu Ramos.

Nesse sentido, o mais adequado para os pequenos costuma ser as mochilas de rodinha com puxadores de mão, já que possuem menor probabilidade de causar esses danos. 

Agora caso a mochila do seu filho não seja deste modelo, há também alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a sobrecarga de peso. O ideal é usar a mochila nas duas alças, ou seja, é importante evitar o uso da mochila em apenas um ombro.

Além disso, é preciso prestar atenção, antes da volta às aulas, na quantidade de itens que serão levados na mochila. De acordo com Cadu, o peso das mochilas não deve ser superior a 10% do peso do indivíduo. Sendo assim, se a criança pesa cinquenta quilos, por exemplo, a mochila não pode ter mais do que cinco.

Para adequar o peso que será levado na mochila, é importante que os responsáveis chequem sempre se o que é realmente necessário está guardado. Isso porque, muitas, vezes, as crianças acabam acumulando materiais na mochila. Por isso, uma boa organização dos itens pode ajudar a evitar o peso nas costas.

criança carregando mochila
É preciso prestar muita atenção no peso que as crianças vão carregar nas mochilas - Shutterstock

 

Limpeza

Outro cuidado muito importante na volta às aulas é deixar a mochila limpa. Afinal, uma mochila suja pode até acabar danificando o material. Então, que tal reservar este final de semana para deixar a mochila dos pequenos bem higienizada?

O primeiro passo para realizar essa tarefa deve ser sempre ler as instruções na etiqueta da mochila. Esse é um passo muito importante, já que algumas podem ser lavadas na máquina, outras não, então é importante se certificar da maneira correta para não danificar o material, tudo bem? 

As mochilas que podem ser higienizadas na máquina precisam ser enroladas em uma fronha ou saco para lavagem. Além disso, é importante garantir que elas estejam vazias para, em seguida, serem lavadas na configuração mais suave do eletrodoméstico. 

Depois, você pode acrescentar um pouco de sabão em pó e deixar a máquina lavar e centrifugar, lembrando sempre de seguir as instruções da etiqueta da mochila. Por fim, a mochila deve ser colocada para secar, sempre à sombra.

Para mochilas que precisam ser lavadas à mão, vale a pena criar uma mistura de água, detergente neutro e vinagre de vinho branco. Basta usar uma esponja com essa mistura para tirar as sujeiras persistentes da mochila. Depois, a mochila deve ficar de molho por quinze minutos antes de ser enxaguada e colocada para secar à sombra.

Fonte: Cadu Ramos, fisioterapeuta.

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Receitas

Que tal começar o seu dia de um jeito diferente? Confira receitas de café da manhã perfeitas para começar o dia com o pé direito

Amor e Sexo

Especialistas alertam para risco de violência doméstica contra vítimas de espionagem online no relacionamento; entenda como agir

Pets

Neste dia especial, descubra alguns fatos sobre a personalidade e a saúde do animal sem raça definida, popularmente conhecido como "vira-lata"

Entretenimento

Ainda tem muita coisa boa por vir aqui no Brasil quando se trata de shows e festivais, principalmente neste ano especial, que marca o retorno de eventos presenciais

Amor e Sexo

O Dia do Orgasmo foi criado na Inglaterra, em 1999, para incentivar debates sobre uma vida sexual mais satisfatória

Moda

Será que, com o Whering, aquela sensação de não saber o que vestir antes de sair finalmente pode diminuir? Leia e entenda

Entretenimento

Os animais de estimação da Turma da Mônica estrelam o espetáculo “A Liga dos Pets”, que está em cartaz em São Paulo

Comportamento

Psiquiatra explica as possíveis causas da vontade de chorar (mesmo que aparentemente nada tenha acontecido) e ensina métodos para se sentir melhor