CASA & DECOR

More bem em 64m²: com boas soluções, foi possível fugir do aperto

Apesar da metragem reduzida do apartamento, a arquiteta Ana Paula Baptista utilizou truques inteligentes para fugir do aperto e garantir todo o conforto aos moradores. Confira cada cômodo e inspire-se!

None
Foto: Sidney Doll

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2018 às 09:23
Atualizado às 17:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para desenvolver este projeto, a arquiteta Ana Paula Baptista focou em soluções rápidas e econômicas, pois os moradores pediram que fossem aproveitados ao máximo alguns itens que haviam sido entregues pela construtora. Os móveis planejados, desenvolvidos de acordo com as necessidades do casal e da bebê, ajudaram a fugir do aperto e a preservar a circulação.

Espaço convidativo

Na sala de estar, os tijolinhos formam um painel para a TV, fugindo dos tradicionais painéis de madeira. Isso fez com que o local ficasse ainda mais personalizado e muito aconchegante. “A iluminação indireta dos abajures e da luminária de parede da sala de jantar também auxilia para um ambiente relaxante”, completa Ana Paula.

União para fugir do aperto

A integração da cozinha já estava presente na configuração original do apartamento. Para aproveitar ainda mais esse layout, a profissional optou por uma bancada de cerâmica que demarca o limite das áreas e que também serve para apoio de objetos.

ambientes integrados de apartamento pequeno

Foto: Sidney Doll

Itens decorativos

Algumas peças de estilo marcante compõem este projeto e deixam o espaço cheio de requinte. “O espelho com moldura barroca, a luminária de parede de linhas retas e os quadros com elementos naturais misturam estilos, criando uma decoração interessante e inusitada”, completa a profissional.

montagem com fotos da varanda de apartamento pequeno

Fotos: Sidney Doll

Área de lazer

“O conceito da área da varanda foi a criação de um espaço de descanso, onde os moradores pudessem relaxar e socializar com as visitas”, explica a arquiteta.

quarto de casal com tons nquarto de casal com tons neutroseutros

Foto: Sidney Doll

Para eles

“O dormitório do casal foi desenvolvido sobre as bases neutras dos móveis brancos e a pintura das paredes”, indica Ana Paula. A cortina estampada mantém a tonalidade discreta e harmoniza com as peças de tricô na cor vinho. Além disso, os criados-mudos assimétricos foram desenhados pela equipe exclusivamente para este projeto. “Os móveis suspensos facilitam o acesso ao interior do armário e à janela”, pontua Ana Paula.

quarto de criança estilo montessoriano

Fotos: Sidney Doll

Cantinho acessível

O quarto da filha do casal foi projetado com base no método Montessoriano, que visa tornar o ambiente propício ao desenvolvimento da autonomia da criança. “Objetos funcionais e com tamanhos especiais – na altura adequada – compõem com elementos lúdicos, como a cama em forma de casinha e o papel de parede”, ressalta a arquiteta.

montagem banheiros apartamento

Fotos: Sidney Doll

Banheiros

Nichos e armários foram soluções para fugir do aperto e organizar esses ambientes, pois somente um gabinete não atenderia às necessidades dos moradores, segundo Ana Paula. “Os espelhos, aplicados tanto no fundo dos nichos de um banheiro quanto na porta dos armários, trazem leveza e amplitude aos cômodos, que possuem medidas reduzidas”, garante a profissional.

Projeto: TG3 Arquitetura, São Paulo – SP

LEIA TAMBÉM