Pequeno apartamento: em 30m², foi possível planejar um local confortável

Em uma área reduzida, é possível planejar um compacto e confortável apartamento

Pequeno apartamento planejado sem divisórias no estilo retrô
Fotos: Luis Gomes

Este pequeno apartamento de 30m² foi pensado para um jovem solteiro e teve como objetivo a decoração vintage e a valorização da pouca área disponível. “Priorizamos a funcionalidade, a organização e a manutenção do local”, afirmam Paulo Brites e Lome Chung, designers de interiores da Icono Projetos e Interiores.

Junto e misturado

O lugar foi todo elaborado para uma melhor otimização do espaço, portanto não possui divisórias e apresenta somente “a marcenaria necessária de acordo com o tamanho do imóvel, respeitando uma circulação confortável”, explicam os designers de interiores. Eles também nivelaram o piso do local com um porcelanato que imita madeira, integrando o ambiente e tornando-o mais aconchegante.

Personalizado

Para fazer o gosto do morador, os designers de interiores exploraram uma decoração retrô. “Utilizamos uma marcenaria com puxadores embutidos, mobiliários com pés palito e um frigobar que remete ao estilo do cliente”, ressaltam. A paleta de tons cinza, branco e amadeirado também foi usada para dar personalidade ao cômodo. “Apesar da varanda estar integrada com a sala, mantivemos a cor original entregue pela construtora, pois, além de ser funcional, acabou contrastando com o restante do apartamento e gostamos do resultado”, contam Paulo e Lome.

Bem elaborado

O banheiro da residência é o único espaço isolado por uma porta de correr na cor azul. Os tons seguem a paleta do restante do apartamento. “Pintamos as paredes com tinta epóxi na cor branca, para dar mais facilidade na manutenção”, contam os designers de interiores. Os armários são fechados e o espelho se estende por toda a parede, alongando o cômodo.

Dica de especialista para um pequeno apartamento 

“Retiramos a porta que dividia a sala da varanda e, com essa integração, a área de lazer que tinha apenas 2,60m², agora é usada com duas funções: no lado esquerdo colocamos a lavanderia e no lado direito um ambiente multifuncional para refeições ou reuniões, com uma mesa e quatro cadeiras”, esclarecem os profissionais. Toda essa estratégia ampliou e melhorou a área de circulação do morador.

Luzes

“Na sala usamos spots embutidos com lâmpadas dicroicas para uma iluminação mais difusa”, comentam os profissionais. “Para o banheiro colocamos uma placa de LED central e duas dicroicas acima da pia”, explicam Paulo e Lome.

Projeto: Icono Projetos e Interiores, São Paulo – SP

LEIA TAMBÉM