Inverno: dicas para cuidar das suas roupas na estação

Chegou a hora de tirar os casacos do armário; aprenda algumas dicas para cuidar das suas roupas e mantê-las sempre novas

As roupas de frio precisam de alguns cuidados quando são tiradas do guarda-roupa no inverno
As roupas de frio precisam de alguns cuidados quando são tiradas do guarda-roupa no inverno - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 17/06/2022 às 10:00
Atualizado às 10:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O inverno nem chegou, mas o frio já se espalhou por várias partes do Brasil. E, nessa época mais gelada do ano, as roupas leves dão espaço para os casacos mais pesados, tricots e luvas, que estão geralmente guardados no fundo do guarda-roupa há meses, juntando poeira e até mesmo mofo. Sendo assim, é muito importante saber como cuidar dessas peças e deixá-las com uma boa aparência novamente, não é mesmo?

Por isso, separamos a seguir algumas dicas de Angelo Max Donaton executivo de uma rede de lavanderias self-service para te ajudar a cuidar bem das suas roupas de frio:

Trocando o guarda-roupa

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas a melhor hora de organizar as roupas de frio é agora. Para evitar a rinite, o ideal é já pegar essas peças e avaliar quais precisam ser lavadas e quais precisam ser estendidas para arejar um pouco. Afinal, deixar para conferir se aquele casaco de lã está bom apenas quando a temperatura abaixar pode ser a receita para um dia de espirros e alergias, viu?

E, já que você já vai estar mexendo nas roupas mesmo, que tal aproveitar para doar algumas que você não vai mais usar, mas estão em bom estado? Pelo Brasil, existem diversos pontos que recebem este tipo de material, como associações de bairro, igrejas, terminais de ônibus e estações de metrô.

Lavanderia pode ser a solução

Lavar roupas pesadas durante o frio é um pesadelo, não é mesmo? A água gelada e os dias no varal sem secar realmente desanimam qualquer um. Porém, nesses momentos, a lavanderia pode ser uma solução — se a etiqueta das peças indicar que elas podem ser lavadas na máquina, é claro. E, se você tem receio de levar as roupas a uma lavanderia por conta do preço, basta dar uma pesquisada, já que existem locais com serviços mais em conta e que podem caber melhor no seu orçamento.

lavanderia
A lavanderia pode ser a solução para lavar as roupas no frio - Shutterstock

Não guarde peças úmidas

Não guarde as peças imediatamente após usá-las. Isso pode fazer com que elas mofem por conta da chuva ou do suor do corpo. Em vez disso, coloque-as em um cabide e deixe elas tomarem um ar para não as armazenar úmidas. E, se o local também for muito úmido, vale colocar pedaços de giz ou cal em saquinhos de tule para absorver um pouco a umidade, viu?

roupa pendurada
É preciso pendurar as roupas em cabides por um tempinho antes de guradá-las de volta - Shutterstock

E quando o inverno acabar?

Na hora de voltar as peças para o guarda-roupa, utilize sacos de TNT ou outro tipo de tecido que permita a ventilação das peças. Assim, você evita o acúmulo de pó. De tempos em tempos, também é interessante deixar as portas do guarda-roupa abertas para aumentar a ventilação, assim, as peças já estarão prontas para o próximo inverno.

Fonte: Angelo Max Donaton, CEO da rede de lavanderias self-service Lavô.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.