Veja por que a falta de organização atrapalha a concentração!

A falta de organização atrapalha a concentração, e não estamos falando somente da bagunça, mas da falta de planejamento como um todo.

- Foto: Shutterstock

Excesso de tarefas a serem executadas, prazos a cumprir, dezenas de informações disponíveis no intervalo de um minuto e diversos estímulos, tanto de pessoas conversando e televisões ligadas quanto dos aparelhos eletrônicos piscando com notificações. Está cada vez mais difícil estabelecer total concentração em uma atividade, não é? Nos dias atuais, é quase unânime essa ideia. Nesse post, a Alto Astral explica por que a falta de organização atrapalha a concentração. Confira!

uma mala cinza e algumas roupas bagunçadas pelo quarto

Foto: Shutterstock

Falta de organização

Quando dizemos que a falta de organização atrapalha a concentração, não estamos falando apenas da bagunça – o que, por si só, pode ser uma fonte de inquietação e distração –, mas da falta de planejamento.  Quando há uma grande quantidade de responsabilidades e cada uma delas tem um prazo e uma importância, organizá-las hierarquicamente é fundamental para que possam ser realizadas da melhor forma possível e no período de tempo adequado.

Escreva cada compromisso, decida qual é mais urgente e qual pode esperar alguns dias; avalie quanto tempo cada tarefa exigirá e quanto você tem disponível. A partir de então, determine um cronograma e dedique toda sua atenção a cada uma delas, porque você estará ciente de que tudo caminhará sem problemas. De acordo com a psicóloga Aline Gomes, manter o foco não ajuda apenas a atingir mais rápido os objetivos como também nos torna mais produtivos em outras áreas da vida.

“Se você precisa entregar um projeto até o final do mês, consegue se concentrar e planejar para fazê-lo, provavelmente não afetará (ou afetará pouco) seu relacionamento amoroso e seu equilíbrio emocional. Porém, se você tem o mesmo projeto com o mesmo prazo de entrega e não se concentra e nem planeja para executá-lo, é possível que seu nível de estresse aumente e reflita no seu dia a dia”, analisa a profissional.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Aline Gomes, psicóloga.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência