CASA & DECOR

Como usar sofá-cama na decoração: confira dicas do decorador!

Móvel versátil é alternativa ao sofá tradicional. Como alternativa ao sofá tradicional, o sofá-cama é um móvel em que vale a pena apostar!

None
Como usar sofá-cama na decoração: confira dicas do decorador!

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/11/2016 às 15:09
Atualizado às 16:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando o assunto é decoração da sala, um dos primeiros móveis lembrados é o sofá. Trata-se de um móvel que sempre manteve seu design padrão e nunca variou muito, além de ser caro. Por isso, muitos decoradores investem em outras maneiras de acomodar as pessoas na decoração, sem utilizar o sofá. Um opção em alta é o uso do sofá-cama, que tem mudanças no design tradicional e é muito versátil.

Em ambientes espaçosos, como uma sala de estar, o sofá precisa acompanhar o tamanho da área do lugar. Isso acaba aumentando o custo do projeto de decoração. Para controlar os gastos e ainda quebrar com o estilo tradicional de sofás, o arquiteto Júnior Piacesi traz o sofá-cama como alternativa.

Sofá-cama

Foto: Jomar Bragança

Para Júnior, é preciso superar o receio que as pessoas possuem em usar esse móvel. “É muito comum ver sofás-cama em quartos. Em salas, as pessoas ainda tem receio de usar. Mas em meus projetos eu tenho conseguido mostrar que esse recurso pode ser usado de forma a garantir o conforto dos usuários, de seus visitantes e ainda manter o requinte que uma sala exige”, explica o arquiteto.

Nesse ambiente, Júnior inseriu um sofá de oito metros, que pode ser transformado em camas. Foram dispostos 4 colchões de solteiro, com diversas almofadas por cima. As milhares de almofadas fazem as vezes de encosto desse sofá dando um toque descontraído ao móvel. Na hora de virar cama, basta tirá-las e estender um lençol”, comenta Júnior.

Sala com sofá-cama

Foto: Gustavo Xavier

Versatilidade

O sofá-cama é uma peça curinga para receber as visitas. O móvel pode ser transformado em uma cama, se precisar abrigar pessoas, e a extensão do colchão permite que mais pessoas possam se acomodar na sala, sem perder conforto. Isso tudo ainda mudando a composição do ambiente, fugindo do tradicional modelo de sofá.

Faça em casa

Se o preço de um sofá-cama ainda incomodar, não se preocupe: é possível construir o móvel em casa. Basta apenas usar pallets, almofadas e colchões. O resultado é um móvel sustentável, e que pode ser decorado de várias maneiras. Confira nesse vídeo como montar, passo-a-passo, um sofá-cama feito de pallets:

LEIA TAMBÉM

Texto: André Magalhães