Como limpar telas de celular, TVs e notebooks?

As telas de aparelhos eletrônicos exigem um cuidado especial na hora da higienização; veja como limpar

A limpeza de telas exige produtos específicos para não danificar seu equipamento
A limpeza de telas exige produtos específicos para não danificar seu equipamento - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 04/03/2022 às 16:00
Atualizado às 16:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabia que aparelhos eletrônicos como o notebook, celular e televisão, exigem um cuidado redobrado na hora da limpeza? Sim, isso mesmo! Utilizando os produtos inapropriados, o material que reveste esses dispositivos pode acabar estragando e te trazendo prejuízos lá na frente, levando a substituição!

Mas só porque a limpeza de telas é um pouco mais exigente, isso não significa que você precisa ficar com os aparelhos sujos, né? Com o tempo, as TVs, computadores e os smartphones viram uma coleção de dedos e sujeiras que não é nada higiênico!

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a como limpar telas sem danificá-las. Preparado? Então continue a leitura!

Mulher limpando a tela de uma televisão
Dê preferência a panos de algodão ou microfibra na hora de limpar telas (Foto: Shutterstock)

Afinal, como limpar telas?

Antes de mais nada, é importante lembrar que em hipótese nenhuma você deve utilizar água, tudo bem? Por mais que "água limpe tudo" e o dispositivo em questão seja a prova d'água, o ideal é não utilizar o líquido para a higienização.

Neste caso, a solução recomendada é o álcool isopropílico. Essa é uma substância específica para a limpeza de telas e muito recomendada, já que além de deixar bem higienizado, o dispositivo também fica com uma aparência bem bonita!

Caso você não encontre o álcool isopropílico – conhecido no mercado também como isopropanol –, existem também produtos específicos para esse tipo de higienização. É possível encontrar nos supermercados com o nome de "limpa telas" e possuem composição semelhante.

E fica a dica: nunca utilize o álcool de limpeza (etanol hidratado), álcool gel, limpa vidros ou qualquer outro produto de limpeza para higienizar telas e dispositivos. Eles podem trazer danos, como manchas permanentes, danificando seu celular, notebook ou TV.

Além disso, com o preço que esses aparelhos estão custando hoje em dia, vale a pena esperar mais um pouco para comprar outro, viu?

Passo a passo para limpar a tela:

  1. Retire todos os dispositivos da tomada: segurança em primeiro lugar, não é mesmo? 
  2. Umedeça um pano com o líquido: vale lembrar que o pano faz toda a diferença no momento da higienização. Opte sempre por aqueles que são 100% algodão ou de microfibra para garantir aquele visual de novinho ao celular, TV ou notebook;
  3. Faça uma segunda demão: somente se for necessário, tá? Normalmente, na primeira demão já é possível ter resultados satisfatórios, mas caso perceba que não foi suficiente, continue!
  4. Use cotonetes: sabe aqueles cantinhos que acumulam sujeira? Então, eles podem ficar limpinhos com a ajuda das hastes flexíveis;
  5. Use um pano seco: para finalizar e deixar aquele toque de limpeza, utilize um pano seco. Dependendo da quantidade de produto, podem ficar algumas marcas ainda. Por isso, vale a pena utilizar um outro pano mais sequinho para terminar.

Ah, e vale apostar nos movimentos circulares na hora da limpeza, viu? Essa é uma maneira de manter sua tela livre de marquinhas e completamente higienizada. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.