Truques para casa: como desentupir a pia?

Quem nunca se pegou naquela situação chata de desentupir a pia, não é mesmo? Confira 3 dicas para fazer isso de forma fácil

Dá para desentupir a pia com coisas que você tem em casa
Dá para desentupir a pia com coisas que você tem em casa - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 18/02/2022 às 16:00
Atualizado às 16:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tirando o dia para planejar aquela faxina merecida do final de semana? Pois é. Sábado e domingo são os dias oficiais da faxina! O problema todo é quando acontece alguma coisa que impede a gente de concluir essa tarefa, como desentupir a pia, por exemplo.

Esse é um problema que acontece praticamente em todas as casas brasileiras e que, dependendo da gravidade, dá um trabalhão daquelespara resolver, né?

Agora, não mais! Separamos três técnicas interessantes que podem ajudar você a desentupir a pia sozinha. E o melhor: com o que você tem em casa. Mas lembre-se de manusear esses materiais com calma para não acabar piorando o que já está ruim, tudo bem? Já salva essa matéria por aí e aprenda essas três dicas.

Mulher desentupindo a pia
O sal, por exemplo, é um importante aliado para desentupir a pia | Imagem: Shutterstock

1. Desentupir a pia com sal

Sim, ele mesmo: o sal! Além de ser ótimo para temperar alimentos e dar aquele temperinho na comida, o sal também é uma ótima solução para desentupir encanamentos e sifões. Para desentupir a pia, é necessário seguir o passo a passo abaixo:

  • despeje bastante sal no ralo da pia;
  • depois, derrame água fervente no local;
  • em seguida, feche o ralo com algo que possa fazer pressão; essa é a hora de usar aquela tampa plástica para impedir que a água desça, mas caso não tenha, um pano de prato bem preso pode ajudar; cuidado para não se queimar, hein?
  • deixe agir por um tempo, quando ouvir um barulho, significa que a pia desentupiu; agora só deixar o encanamento parado por uma hora.

2. Desentupir a pia com soda cáustica

Essa é uma opção que exige um pouco mais de cuidado por conta do ingrediente. Além disso, é necessário ter atenção para não piorar ainda mais a situação da pia, ok? 

A recomendação é de que esse procedimento seja realizado na parte da noite, assim, a solução pode agir durante um longo período. Ou seja, pela manhã a sua pia estará totalmente desentupida. Confira:

  • separe meia xícara de soda cáustica e coloque na pia entupida;
  • em seguida, despeje meia xícara de sal;
  • depois, coloque uma chaleira de água fervente na pia;
  • por fim, só deixar a noite inteira descansando.

E é assim que a sua pia passará a funcionar normalmente!

3. Desentupir a pia com bicarbonato de sódio

Mais um ingrediente coringa da cozinha é o bicarbonato de sódio. Muito utilizado para a limpeza de objetos, ele também pode ajudar você a desentupir a pia da cozinha. Veja como usá-lo para desentupir a pia:

  • despeje um copo de bicarbonato de sódio no ralo da pia;
  • depois, coloque um copo de vinagre;
  • em seguida, adicione a tampa do ralo ou um pano de prato bem preso ao buraco por pelo menos 30 minutos;
  • por fim, retire a tampa ou pano e jogue uma chaleira de água quente.

Viu como é fácil e prático desentupir a pia? Caso essas dicas não tenham funcionado, o ideal é procurar por um profissional, tá? Existem muitos produtos que prometem cumprir essa função, mas que possuem manuseio perigoso. Então é melhor deixar sempre com quem entende do assunto!

Fonte:VivaDecora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.