Como decorar o lar: dicas para deixar a casa ou apê do seu jeito!

Se você possui dificuldade para distribuir bem a decoração do seu lar, confira dicas de como decorar o seu cantinho e deixá-lo lindo!

None
Fotomontagem: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/02/2017 às 14:18
Atualizado às 16:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Organizar a casa de modo que os móveis fiquem bem distribuídos não é uma tarefa fácil: demanda tempo, paciência e, algumas vezes, várias tentativas para deixar tudo do seu gosto. Abaixo, nós separamos algumas dicas de como decorar a casa organizar os móveis de maneira correta. Confira!

10 dicas de como decorar a casa ou o apartamento

como decorar a casa

Fotomontagem: Reprodução

1 – Deixe espaço para a circulação

Deixar todos os móveis e itens de decoração “colados” na parede não é a melhor solução para resolver seu problema de espaço. O ideal é facilitar a passagem de pessoas, até mesmo pelos cantos da casa. Uma dica é dividir os cômodos em mais de um ambiente, criando pequenas ilhas com diferentes funções: um espaço para a TV, outro para o jantar, etc.

2 – Coloque portas de correr

Se o objetivo é poupar espaço, dê sempre preferência aos móveis com portas de correr, já que elas facilitam a circulação quando o lugar é pequeno. Além de úteis em armários e racks, as portas de correr são perfeitas para separar ambientes dentro da casa sem causar transtornos nas passagens e, se bem planejadas, podem ajudar na hora de esconder ou exibir detalhes da decoração de uma parede.

3 – Transparência

Caso você opte por dividir um cômodo em dois ambientes, opte por usar algum móvel de vidro transparente. Se você deixar a sala de estar e jantar juntas, por exemplo, use uma mesa de vidro transparente para ajudar a aumentar a impressão de espaço aberto.

4 – Saiba onde pintar

O modo como as tintas são aplicadas em cada ambiente também influencia no tamanho: um teto mais escuro e paredes mais claras causam a sensação de um lugar mais baixo. Porém, se a ideia é ganhar mais altura, basta inverter: teto mais claro e paredes mais escuras.

5 – Use cores quentes para diminuir

As cores que você escolhe para sua casa fazem toda a diferença. Se a ideia é ter um lugar menor e mais aconchegante, prefira cores quentes, como o vermelho, o amarelo ou o laranja. Elas aumentam a sensação de conforto e criam um ambiente visualmente menor.

6 – Opte por tonalidades frias para aumentar

Se o seu objetivo é fazer aquela “salinha” parecer enorme, a dica é usar tons suaves. “Quando usamos cores claras, principalmente o branco, temos a ilusão de um espaço maior”, ensinam as arquitetas Adriana Scartaris e Samira Jarouche.

7 – Listras para ampliar visualmente

Nos quartos, você pode contar com a ajuda de listras verticais para levar o olhar das pessoas para cima e conseguir, assim, a sensação de mais espaço.

8 – A ajuda dos móveis

Escolher o móvel certo, tanto pelo tamanho quanto pela funcionalidade pode facilitar, e muito, na hora de mobiliar a casa. Optar por peças com cores mais suaves ajuda a destacar o espaço existente. Para a arquiteta Letícia Ruivo, “móveis multifuncionais fazem toda a diferença, ainda mais quando existem crianças em casa. Elas ocupam muito espaço com os brinquedos que ficam espalhados, assim, banquetas (ou pufes) com compartimentos para guardar objetos ajudam na organização quando temos poucas áreas livres”.

9 – Economize!

Se você preza pelos mínimos detalhes, atente-se para esta dica de como decorar o lar: escolha pisos claros e que refletem bem a luz garantem uma melhor iluminação no ambiente e ajudam a economizar energia elétrica.

10 – Use espelhos – mas com cuidado!

Usar espelhos nas paredes com certeza vai ajudar você a ter um ambiente visualmente maior, porém, é preciso atenção: planeje cuidadosamente o lugar onde a peça será colocada ou poderá acabar sofrendo com reflexos de luz indesejados. O cuidado vale também para os cantos mais bagunçados: se você coloca o espelho em um lugar cheio de objetos, vai acabar encontrando duas vezes mais bagunça.

Texto: José Tadeu | Edição: Monique Lima

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.