Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A área de serviços pode ser bem organizada com o planejamento correto
A área de serviços pode ser bem organizada com o planejamento correto - Shutterstock

Casa & Decor

5 dicas de ouro para uma área de serviços organizada

Arquiteta explica quais os detalhes importantes para uma área de serviço bonita e organizada, como você sempre quis

Quando foi a última vez que você fez uma organização completa na sua área de serviços? Geralmente deixada de lado quando é hora de arrumar a casa, essa parte do lar pode ser mais do que um “quartinho da bagunça”. Mas é possível ter uma área de serviços de se orgulhar e até querer mostrar para as visitas!

“Saber como arrumar esse espaço não apenas facilita as tarefas diárias, como também melhora a estética de um cômodo que é super importante para o funcionamento da casa como um todo”, explica a arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix. Para isso, é preciso um bom planejamento, já que o cômodo costuma ser pequeno, então fica facilmente bagunçado.

Como fazer esse planejamento e alcançar uma área de serviços organizada? A especialista traz 5 dicas e recomendações:

Por onde começar?

De acordo com Júlia, o primeiro ponto a ser considerado é aquilo que será guardado no cômodo. Os moradores precisam definir se ali estarão os produtos e utensílios habituais de limpeza ou se haverá demanda para acomodar outros itens, como uma caixa de ferramentas.

O próximo passo é saber as finalidades do ambiente, como a atividade de lavar roupas ou passar. Isso é muito importante, pois pode demandar espaços específicos para isso ou a instalação de prateleiras, ou cabideiros, por exemplo.

Prateleiras ou armários?

Como não costuma haver muito espaço sobrando na área de serviços, a melhor maneira de mantê-la organizada é com as prateleiras. Segundo Julia, elas são normalmente fixadas acima da bancada e acompanhadas por um varão para as peças penduradas em cabides. “São ainda suporte para caixas organizadoras com produtos pouco acessados pelos moradores”, completa.

Todavia, se existir espaço para um armário, ele será de grande utilidade. “Sempre gosto de deixar um armário que vai do piso ao teto, pois assim conseguimos guardar vassouras, tábua de passar e, às vezes, até um varal dobrável, entre aqueles elementos que são fundamentais, mas não são bonitos para ficarem expostos”, explica a especialista.  

Analise as medidas

A atenção com as medidas de armários e prateleiras também é de extrema importância na área de serviço. Como uma referência padrão, 40 cm de profundidade para as prateleiras garantem uma arrumação com folga. Caso elas sejam ao lado do armário, a indicação é acompanhar a profundidade do móvel para aparentar continuidade.

“Quando uma prateleira fica logo acima de uma bancada, precisamos que ela seja 25 cm menos profunda que a bancada como forma de evitar que as pessoas batam a cabeça”, orienta ainda a arquiteta.

No caso de um armário para receber vassouras, rodos, pás e outros utensílios de limpeza, 60 cm de frente é um bom tamanho. E, considerando que a área de serviço em geral é um cômodo reduzido, entre 40 e 45 cm de profundidade já é o suficiente. A altura pode ser de pelo menos 1,50 m, de acordo com Júlia, apesar de ela indicar os que vão do chão ao teto.

Acessórios organizadores

Se os objetos ficarem jogados na área de serviços, ela vai ficar uma bagunça, não é mesmo? Porém, se esses mesmos itens estiverem dentro de cestos e caixas organizadoras, o ambiente vai parecer muito mais arrumado e até limpo.

Elementos como prendedores, produtos e panos, entre outros, ficam mais bem acomodados quando estão dentro de um recipiente, facilitando o seu acesso. Os moradores também podem escolher cestos para roupas sujas e limpas e um cesto menor para meias e peças íntimas.

Área de serviço pequena

Algumas casas possuem uma área de serviço realmente muito pequena, e é praticamente impossível guardar tudo lá e ainda deixá-la organizada. Se for o caso, vale separar alguns itens para ficarem em algum outro local acessível do lar, como a varanda ou a cozinha.

Contudo, lembre-se de deixá-los bem separados e camuflados. Júlia destaca que casas com crianças, idosos e pets merecem cuidado redobrado, com os produtos de limpeza sempre fora de seu alcance.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema