Touca de cetim: para que serve e como usar?

Ganhando cada vez mais adeptas, a touca é usada durante o sono e promete proteger e preparar o cabelo para o dia seguinte

As toucas de cetim vêm ganhando novas cores e estampas devido à popularidade
As toucas de cetim vêm ganhando novas cores e estampas devido à popularidade - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 30/11/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ficou cada vez mais comum ver blogueiras usando a touca de cetim na hora de dormir. Porém, ainda que frequente, o hábito é bastante curioso e gera aquela dúvida: para que realmente serve o acessório? Sempre de olho nas tendências e dicas de beleza, Alto Astral foi atrás de descobrir mais sobre o item queridinho do momento e te conta tudo! 

Para que serve?

Essa, provavelmente, é a principal pergunta da mulherada, né? Então, vamos respondê-la já: a touca de cetim é usada para proteger os fios, evitando possíveis danos durante as horas de sono, como atritos, por exemplo. Além disso, ela também promete maior durabilidade para o day after — termo usado para se referir ao intervalo entre as lavagens, adotado, principalmente, pelas crespas e cacheadas

Como usar?

Embora não haja contraindicações ao uso do produto, vale lembrar que é bom dar aquela conferida se você é alérgica ao cetim, ok? Se estiver tudo bem, o modo de uso é bem simples: para os cabelos curtos, basta guardar todos os fios dentro da touca, enquanto os mais longos podem recorrer ao coque frouxo. O importante é não deixá-los presos de um jeito forte para não marcar nem danificar. Ah, lembre-se de secar completamente as madeixas antes de guardá-las para evitar problemas no couro cabeludo! 

No que diz respeito ao tempo, o ideal é usar a touca de cetim durante o sono, ou seja, colocá-la antes de dormir e retirá-la após acordar. No entanto, não há uma recomendação diária máxima ou mínima, viu? Já que a intenção é evitar atritos, você também pode usar o acessório em casa durante o dia. 

Exterminar o frizz é uma das promessas da touca de cetim (Foto: Shutterstock)

Tchau, frizz! 

Com certeza a maior promessa é dar adeus ao frizz. Mas será que isso realmente acontece? Ao que tudo indica, sim. A proposta é reduzir o atrito do cabelo durante a noite, logo, o frizz também será reduzido, já que os fios permanecerão protegidos e alinhados. Uau! 

Cacheadas e lisas obtêm o mesmo efeito?

Cabelos diferentes, mas modos de uso iguais, viu? As orientações sobre como usar a touca de cetim não variam segundo o tipo de fio. No entanto, o resultado esperado poderá, sim, variar. Isso porque o cetim ajudará a manter o efeito liso — até mesmo o da chapinha — ao prolongar o alinhamento e também o resultado da prancha, uma vez que é criada uma barreira entre cabelo e suor. Já para as cacheadas, a touca de cetim potencializará a definição dos cachos, impedindo que eles amassem durante a noite. 

Mas por que cetim?

Se a função do produto é apenas resguardar os fios, uma touca de banho ou algodão não serviria? Essa dúvida é bastante frequente, afinal a funcionalidade pode até parecer a mesma, mas não é. A fibra do cetim é mais lisa e escorregadia do que as demais matérias-primas, capaz de manter as madeixas totalmente alinhadas e ainda proteger as fibras capilares de possíveis desgastes. 

Ou seja, grande parte dos resultados obtidos se dão pelo cetim, suas propriedades, e, especialmente, pela delicadeza desse tecido. Além de proteger o cabelo, ele também é superconfortável para dormir, assim não prejudicará ou interferirá na boa noite de sono. E você ainda pode escolher uma touca que combine com os seus pijamas, viu? Com a popularidade do acessório, surgem cada vez mais cores e estampas! 

Fonte: H Beauty

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.