Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Os cuidados com a região também são uma questão de saúde, por isso, é importante proteger os lábios da exposição solar e hidratá-los
Mantenha os lábios sempre bonitos com essas dicas - Shutterstock

Beleza

Saiba como manter os lábios bonitos e saudáveis

Os cuidados com a região também são uma questão de saúde, por isso, é importante proteger os lábios da exposição solar e hidratá-los

[PAGE TITLE]

Na hora da maquiagem, sempre buscamos o batom perfeito para realçar os lábios. Mas será que essa preocupação não deveria ir além da estética? Afinal, essa área do rosto é extremamente delicada e precisa de cuidados específicos, sobretudo para manter a saúde em dia. 

Por se tratar de uma região que, além de sensível, está diretamente exposta a fatores climáticos e contato com alimentos e saliva, é preciso redobrar o cuidado. "Pela alta sensibilidade e exposição solar, acaba sendo um local frequentemente acometido pelo câncer de pele", alerta a dermatologista Paola Pomerantzeff.

Confira algumas dicas para garantir lábios saudáveis, hidratados e bonitos: 

Hidratação e proteção

Diferente da pele do rosto que conta com uma alta concentração de glândulas sebáceas, os lábios não possuem essa hidratação natural e essa condição é agravada pelo clima e hábitos como morder a boca, podendo resultar em rachaduras, inflamações e descamação. 

"A hidratação também deve ser de dentro para fora. Portanto, o ideal é beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Use hidratantes labiais específicos pela manhã, de preferência, com FPS 30 e reaplique-o durante o dia quantas vezes forem necessárias", orienta a médica.

Combatendo os sinais de envelhecimento

Com a perda do colágeno, os sinais passam a ficar mais evidentes. "Essa deficiência da substância leva a uma retificação do lábio. Quando associado às rugas periorais, conhecidas como código de barras, há uma perda total da definição do contorno labial", explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

Hoje, no entanto, já existem formas de evitar e prevenir as linhas de expressão, como é o caso dos dermocosméticos com ação anti-idade. Mas, para quem já sofre com as marcas, Paola conta que alguns procedimentos dermatológicos podem, felizmente, reverter o quadro.

Buscando cuidados profissionais

Além das recomendações básicas de hidratação e proteção e da prescrição de cremes e séruns, alguns médicos podem indicar métodos mais específicos para o paciente. Os procedimentos estéticos podem ser grandes aliados para autoestima, que, muitas vezes, acaba ficando abalada pela aparência. Entretanto, eles devem ser feitos por desejo e vontade, não por pressão estética, viu?

Além disso, vale entender que as técnicas podem suavizar, melhorar e até mesmo corrigir os sinais, mas cada caso é único. "É muito importante uma conversa franca entre médico e paciente antes do procedimento para entender as expectativas e explicar os limites das metodologias, evitando frustrações futuras", pondera a cirurgiã. 

Fontes: Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Receitas

Muito além da típica comida de feira, experimente pratos diferentes com esse ingrediente

Famosos

Eles são a prova de que amar é livre!

Comportamento

De acordo com cirurgião plástico, a busca por padrões inalcançáveis de beleza tem aumentado entre os mais novos

Comportamento

Confira as recomendações da especialista para causar uma boa impressão e não errar no papo online!

Receitas

Experimente deixar suas refeições mais saborosas com essas compotas de frutas

Moda

Além de ser indispensável no armário, a jaqueta jeans pode fazer a maior diferença na produção ao ser usada como terceira peça

Famosos

Veja como foi a data celebrada por Katy Perry, Kardashians, Mick Jagger e mais!

Saúde

Pneumologista esclarece as principais questões sobre a doença