Como saber qual é o meu tipo de cabelo? Especialista ensina

A recomendação é usar produtos específicos para cada tipo de cabelo, mas como saber qual é o meu? Te ajudamos a descobrir

Especialista revela quais são os tipos de cabelo existentes
Especialista revela quais são os tipos de cabelo existentes - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 26/05/2022 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando o assunto são cuidados com os cabelos, existe uma recomendação que vale para todo mundo: sempre dar preferência aos produtos e tratamentos específicos para o seu tipo de fio. Ou seja, se você tem o cabelo oleoso, deve buscar shampoos que limpem mais, já se os cachos predominam por aí, dá para apostar no pré-poo e assim por diante. 

E essa indicação parece bem fácil, né? Porém, pode ser um desafio investir nos cuidados certos quando você ainda não sabe qual é o seu tipo de cabelo. Afinal, como buscar produtos específicos sem essa resposta? Impossível! 

Pensando em decifrar esse mistério de uma vez por todas, conversamos com a cabeleireira Janny Mota, que explicou um pouco mais sobre cada madeixa e deu dicas de como identificar a sua. Vem ver! 

Como saber qual é o meu tipo de cabelo?

Segundo a profissional, é preciso conhecer as principais características dos tipos de cabelo e observar quais delas você apresenta. Olha só: 

Oleosos

Raiz oleosa e pontas secas são sinais de cabelo oleoso. Nesse caso, a recomendação é lavar com shampoo esfoliante ou detox e hidratar as pontinhas. 

Secos ou ressecados

Esse aspecto é comum nas madeixas quimicamente tratadas, como nos platinados, por exemplo. Além desses, os cacheados também podem ser mais secos. O cuidado ideal é apostar em uma boa máscara à base de óleos de macadâmia ou argan. 

Lisos

O cabelo liso é aquele pouquíssima ou nenhuma ondulação, onde a maior parte dos fios são naturalmente alinhados. 

Ondulados

As ondas podem variar entre finas, médias e grossas. Porém, costumam formam um "S" e, normalmente, são cabelos fáceis de modelar. Os mais grossos são mais volumosos, enquanto finos e médios são quase lisos. 

Cacheados

São os que possuem cachos e podem ser mais finos ou mais grossos. É preciso identificar a espessura para cuidar do jeito certo, viu? Assim, cremes mais pesados ou à base de óleos são ideais para fios grossos e armados, enquanto cremes leves e leave ins são as opções certas para os cachos finos. 

Fonte: Janny Mota, cabeleireira. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.