Beleza

Afinal, qual o melhor momento para ir ao dermatologista?

Dia 5 de fevereiro é comemorado o desse profissional; confira o melhor momento para ir ao dermatologista!

O profissional cuida da pele, cabelos e unhas, e pode ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças - Shutterstock

Você sabe quando deve procurar um médico dermatologista? No dia 5 de fevereiro é comemorado o dia do dermatologista, médico especialista no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças da pele, cabelos e unhas.

É muito comum os pacientes procurarem um especialista apenas quando algum problema já está avançado, dificultado o tratamento e podendo trazer graves consequências, como câncer de pele. Por isso é muito importante buscar atendimento médico sempre que perceber qualquer sinal e alteração em seu corpo.

Conheça alguns motivos para procurar o especialista:

  • Cuidados com a pele - é um dos principais motivos para procurar um dermatologista. O especialista te ajudará a entender quais são os melhores cuidados e produtos para seu tipo de pele, seja seca ou muito oleosa.

 

  • Manchas e pintas suspeitas - a maioria dos sinais que temos no corpo são benignos, no entanto, apenas um médico dermatologista é capaz de detectar o risco de malignidade em uma pinta ou mancha. É importante ficar atento aos sinais como: lesões com pus (abcessos, foliculite, furúnculos e granuloma piogênico); Verrugas; Queloide; Excesso de pelos (hirsutismo); Descamação do couro cabeludo (caspa) e Cistos, lipomas e nódulos.

 

  • Unhas fracas ou manchadas - quando as unhas estão fracas, quebradiças, com manchas ou começam a descamar, isso pode indicar uma deficiência nutricional ou até mesmo doenças como micose, anemia, psoríase, problemas na tireoide, diabetes, doenças respiratórias ou cardiovasculares. Ao primeiro sinal marque uma consulta com um especialista.

 

  • Queda de cabelo - é normal que o cabelo caia com o passar do tempo. Geralmente, é comum perder em média 120 fios ao dia, no entanto, se a queda está acima do normal, é importante buscar ajuda de um dermatologista. A queda dos fios pode ocorrer devido às alterações hormonais, no pós-parto, alterações na tireoide e muitos outros motivos, e o médico indicará o melhor tratamento.

 

  • Suor excessivo - a transpiração é algo normal no corpo humano, mas quando o suor está em excesso e até mesmo de atrapalhando e causando constrangimento, é hora de consultar um especialista, que mostrará uma forma eficiente de tratar o problema. 

 

  • Estrias, rugas, celulites e flacidez  - algumas pessoas se incomodam com as estrias, rugas, celulites e flacidez no braço, e para isso, existem vários procedimentos estéticos. Para encontrar o tratamento certo, procure um especialista que te dará todo o suporte e ajuda que seu corpo precisa.

 

  • Odor nas axilas e pés - mesmo usando produtos de higiene, algumas pessoas não conseguem se livrar do mau cheiro nas axilas e nos pés. O médico dermatologista é muito útil neste caso, pois ele mostrará o melhor tratamento para se livrar deste problema.

Por fim, esteja sempre atento às mudanças de seu corpo e não deixe de procurar um especialista caso perceba alguma alteração pele, cabelos, unhas e afins!

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência