Transição capilar: cuidados essenciais para proteger os fios

A transição capilar é uma fase em que o cabelo necessita de cuidados muito específicos para que possa crescer saudável! Confira

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/12/2016 às 15:37
Atualizado às 11:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabe o que é transição capilar? É o retorno dos fios à sua estrutura natural, após terem sido expostos a procedimentos químicos para alisamento como progressivas, relaxamento etc. O retorno aos cachos requer paciência, porém, Gil Prando, hairstylist e embaixador da iCabelos, garante que é possível ter novamente as madeixas naturais e lindas!

Foto do antes e depois de uma transição capilar

Foto: Shutterstock

Domando o frizz

Esse novo cabelo estará em constante crescimento, por isso, é preciso domar o frizz com produtos como leave-in, creme, óleos minerais, óleos essenciais, manteigas, pomadas, ceras e proteção térmica. Além disso, Gil Prando aconselha a cortar constantemente as pontas e investir em novos penteados, como coques e tranças. “Também é indicado fazer rolinhos com os dedos, deixando o cabelo secar naturalmente, depois aplicar uma pomada para controlar o frizz, definir, fixar os cachos e proteger da umidade”, ensina.

Cuidado com a quebra

Todos os dias, há uma quebra diária dos fios decorrente do manuseio incorreto e apressado dos cabelos já sensibilizados, somado ao uso diário de acessórios como pentes, elásticos, chapinhas e secadores. A dica valiosa é: penteie-os com carinho, mecha por mecha, pois este é o início do tratamento e auxiliará na eficiência dos produtos utilizados.

Durante o crescimento

Muitas mulheres apostam num grande corte quando desejam voltar à textura normal dos fios, porém, com calma e paciência, você pode conseguir esse retorno de forma menos brusca. “É importante manter os cabelos sempre hidratados e nutridos, além de realizar um cronograma de reconstrução para que os fios que estão crescendo venham com força, resistência e brilho. Lembrando que um couro cabeludo higienizado e bem tratado é sinônimo de fios mais saudáveis. Para isso, apostar em produtos específicos para cabelos em transição e cacheados pode ser uma ótima forma de passar pelo período transitório com mais facilidade e conquistar cachos soltos e leves”, comenta.

Invista em você!

Prando também adverte que não existe nenhum produto que retire totalmente a química alisadora dos fios. “Para procedimentos em que foram utilizados formol e outros ativos, deve-se fazer tratamentos hidratantes para preservar a fibra até que ela toda ela volte ao natural”, explica. Para quem ainda está na dúvida se deve ou não iniciar a transição, o hairstylist lembra: “cabelo cresce, portanto, nem toda a decisão precisa ser definitiva. Faça o que melhor sentir com seu visual, lisos ou crespos, não importam: seja feliz, deixe seu interior e exterior encontrarem-se no espelho. E, assim, dizer: ‘é assim que sou!’”

Texto: Daniela Andrioli

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.