Rosto x corte: dicas para deixar as madeixas mais bonitas

Quando se diz que o cabelo é a moldura do rosto, não é exagero. Na hora de usar a tesoura, o estilo do corte das madeixas pode contribuir, e muito, para

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/12/2016 às 14:16
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando se diz que o cabelo é a moldura do rosto, não é exagero. Na hora de usar a tesoura, o estilo do corte das madeixas pode contribuir, e muito, para você conseguir valorizar ainda mais a sua beleza. Confira as dicas do cabeleireiro Lauro Soares, do Salão Heads, em Campinas (SP), para explorar todo o encanto dos seus fios e deixá-los em sintonia com o formato do seu rosto.

Mulher sorrindo com os cabelos voando

Foto: iStock

Cuidados básicos!

Seja qual for o seu estilo, é fundamental manter o brilho e a saúde dos fios. O cabeleireiro Lauro Soares sugere cortar a cada 30 ou 45 dias: “Um belo corte e a coloração dependem de cuidados que começam pela escolha do shampoo, do condicionador e de tratamentos adequados para cada tipo de cabelo. E o estilo de corte e a textura do fio exigem diferentes finalizadores, como pomada, cera, leave-in e silicone para valorizar o penteado”.

Oval

Desenho de uma mulher com o rosto oval

Foto: Thinkstock/Getty Images

Dica: permite brincar com diferentes cortes e estilos: curtos ou longos, lisos ou ondulados, com ou sem franja. Porém, se for baixinha, prefira sempre um corte mais curto. Uma sugestão é desfiar as pontas do cabelo para ganhar charme extra.

Evite: cortes simétricos ou retos demais, pois como o formato do rosto é proporcional, um corte mais regular limita as possibilidades de variar o charme do seu visual. Escolha cortes desfiados, que proporcionam mais versatilidade.

Quadrado

Desenho de uma mulher com o rosto quadrado

Foto: Thinkstock/Getty Images

Dica: possibilita cortes em diferentes comprimentos. Os estilos mais indicados são o chanel, um pouco abaixo da linha do queixo, para os fios lisos; e mais compridos, tanto para cabelos lisos como ondulados. O toque para quem quer um look com franja é adotá-la mais longa.

Evite: cortes que acentuem os ângulos quadrados do rosto, como franjas curtas ou formatos retos. Fuja de cortes acima da linha do queixo, pois deixam seu rosto ainda mais quadrado.

Redondo

Desenho de uma mulher com o rosto redondo

Foto: Thinkstock/Getty Images

Dica: opte por um estilo com mais volume na parte de cima e fios desfiados e mechas caindo na lateral do rosto. Cortes abaixo do ombro podem ser retos ou repicados. Essas soluções alongam a face, amenizando o formato redondo. Franjas longas, abaixo da altura do nariz, são as mais recomendadas.

Evite: rabos de cavalo, que acentuam o formato do rosto, e corte na altura do queixo, que aumenta o volume das laterais e divide o cabelo ao meio.

Triangular

Desenho de uma mulher com o rosto triangular

Foto: Thinkstock/Getty Images

Dica: o corte pode ser desfiado, com fios caindo nas maçãs do rosto, ou com franjas curtas e retas. Se não quiser ousar, franjas mais longas e desfiadas são uma opção. As madeixas podem ser cortadas na altura do queixo ou em comprimento longo: reto ou em camadas, com o desfiado começando na metade do rosto ou mais abaixo.

Evite: cortes retos para os cabelos crespos, independentemente do comprimento, pois eles realçam ainda mais o formato triangular do rosto.

Consultoria: Lauro Soares, cabeleireiro do Salão Heads, em Campinas (SP)

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.