MODA & BELEZA

Entenda os principais cuidados com os cabelos que devemos tomar ao longo da vida

Saiba por que os fios ganham aparência envelhecida em algumas ocasiões e quais os cuidados com os cabelos que devemos ter aos 20, 30, 40 e 50 anos ou mais

None
Foto: Thinkstock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/02/2017 às 20:29
Atualizado às 11:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os fios envelhecem? “Sim, da mesma forma que a pele, eles sofrem modificações ao longo dos anos, que podem ser influenciadas por fatores externos como sol e poluição”, esclarece a dermatologista Cristiane Braga. A profissional dá orientações sobre cuidados com os cabelos que devemos ter para amenizar o impacto do tempo e dos agressores. Confira!

mulher olhando os cabelos

Foto: Thinkstock.com/Getty Images

Aparência envelhecida

Aspectos genéticos e a forma como cada mulher toma certos cuidados com os cabelos, expondo-os a agressores como químicas, secador, chapinha, poluição e sol, influenciam a saúde, a beleza e o envelhecimento dos fios.

Sintomas

“A perda de pigmento ou mudança de cor dos cabelos, a desidratação, a piora na qualidade da cutícula dos fios e uma modificação nas proteínas estruturais dos cabelos, que envelhecem e ficam mais frágeis, são os sinais clínicos que denotam fios envelhecidos”, explica o dermatologista Ademir Jr.

Beleza que vem de dentro

Fique atenta à alimentação: “uma dieta pobre em frutas, legumes, verduras e carne vermelha deixa os fios desprotegidos e frágeis, além de aumentar a possibilidade de queda acentuada”, alerta a dermatologista Cristiane Braga. Cuide da saúde: “doenças como hipotireoidismo, diabetes e estresse também provocam alterações hormonais que refletem em fios mais ressecados, opacos e quebradiços”, garante a especialista.

Cuidados com os cabelos em cada faixa etária

20 anos

  • Raio-x: normalmente mais lisos e oleosos, podem ter caspa (dermatite seborreica) e queda pelo excesso de oleosidade.
  • Inimigos do cabelo: sol e mudanças hormonais. Dormir pouco também atrapalha o ciclo de nascimento e crescimento dos fios.
  • Como cuidar: lave-os em dias alternados, com um shampoo indicado para seu tipo de cabelo. Use protetores solares específicos e evite a exposição ao sol em excesso.

30 anos

  • Raio-x: os cabelos ficam mais disciplinados e surgem os fios brancos devido à diminuição na produção de melanina.
  • Inimigos do cabelo: o estresse contribui para acentuar o enfraquecimento e a queda dos fios.
  • Como cuidar: use linhas próprias para seu tipo de cabelo. Mantenha uma alimentação equilibrada, que ajude a repor as vitaminas essenciais à saúde dos fios e a combater o estresse.

40 anos

  • Raio-x: os folículos pilosos que produzem cabelo trabalham menos a partir dessa idade, deixando-os finos e com ciclo de vida menor.
  • Inimigos do cabelo: alterações hormonais e processos químicos, como alisamentos e tinturas.
  • Como cuidar: escolha químicas de qualidade e recorra a um bom cabeleireiro. Intensifique a hidratação e a proteção aos fios. Consulte seu médico sobre problemas hormonais.

50 anos

  • Raio-x: aumenta a rarefação capilar. Os fios ficam mais finos e ressecados. Como os grisalhos são mais presentes, é preciso investir em tinturas mais fortes que os tonalizantes.
  • Inimigos do cabelo: queda dos níveis hormonais, tinturas de má qualidade e alimentação desequilibrada.
  • Como cuidar: faça acompanhamento médico para manter sob controle a queda de cabelos, as alterações hormonais e a alimentação.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Cristiane Braga, dermatologista especialista em medicina estética e antienvelhecimento, da Clínica Due; Ademir Jr., médico e tricologista

LEIA TAMBÉM