Saiba por que os fios ganham aparência envelhecida em algumas ocasiões e quais os cuidados com os cabelos que devemos ter aos 20, 30, 40 e 50 anos ou mais
por Redação Alto Astral
Publicado em 20/02/2017 às 20:29
Atualizado às 11:52
Os fios envelhecem? “Sim, da mesma forma que a pele, eles sofrem modificações ao longo dos anos, que podem ser influenciadas por fatores externos como sol e poluição”, esclarece a dermatologista Cristiane Braga. A profissional dá orientações sobre cuidados com os cabelos que devemos ter para amenizar o impacto do tempo e dos agressores. Confira!
Foto: Thinkstock.com/Getty Images
Aspectos genéticos e a forma como cada mulher toma certos cuidados com os cabelos, expondo-os a agressores como químicas, secador, chapinha, poluição e sol, influenciam a saúde, a beleza e o envelhecimento dos fios.
“A perda de pigmento ou mudança de cor dos cabelos, a desidratação, a piora na qualidade da cutícula dos fios e uma modificação nas proteínas estruturais dos cabelos, que envelhecem e ficam mais frágeis, são os sinais clínicos que denotam fios envelhecidos”, explica o dermatologista Ademir Jr.
Fique atenta à alimentação: “uma dieta pobre em frutas, legumes, verduras e carne vermelha deixa os fios desprotegidos e frágeis, além de aumentar a possibilidade de queda acentuada”, alerta a dermatologista Cristiane Braga. Cuide da saúde: “doenças como hipotireoidismo, diabetes e estresse também provocam alterações hormonais que refletem em fios mais ressecados, opacos e quebradiços”, garante a especialista.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Cristiane Braga, dermatologista especialista em medicina estética e antienvelhecimento, da Clínica Due; Ademir Jr., médico e tricologista
LEIA TAMBÉM
Leia também