Dicas para manter seu Android seguro

Os smartphones acumulam diversos dados importantes. Confira 5 dicas para para evitar que informações do seu Android caiam em mãos erradas!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 19:24
Atualizado às 14:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Devido à praticidade em transportar smartphones ou tablets para qualquer lugar, os usuários geralmente recheiam esses aparelhos com dados importantes. É aí que se encontra o perigo! É preciso ficar atento aos riscos que tal facilidade oferece. Suas informações todas reunidas em um único local podem ser um prato cheio para criminosos e curiosos de plantão.

Por isso, confira abaixo algumas dicas importantes para proteger o seu Android:

mao-segurando-celular-android-atualizando-sistema

FOTO: iStock.com/Getty Images

1) Instale um antivírus

Se deseja maior segurança contra malwares, um tipo de vírus que prejudica o bom funcionamento do seu sistema, ou até mesmo se realiza operações bancárias frequentemente por seu aparelho, instale um antivírus. Eles protegerão o seu sistema contra eventuais ameaças perigosas. Entre na Google Play e encontre várias opções de antivírus pagos e gratuitos, como AVG, Norton e Avast.

2) Adicione uma senha em seu Android

Já pensou se você esquece o celular ou tablet em algum lugar e alguém acessa todas as suas informações? Para evitar que isso aconteça, utilize uma senha de bloqueio em seu aparelho. Vá nas configurações do seu dispositivo, selecione “Meu Dispositivo” > “Tela de Bloqueio” ou “Segurança” > “Bloqueio de Tela”. Dentre as várias opções, prefira uma senha numérica ou alfanumérica, que são mais difíceis de serem descobertas.

3) Instale apps somente pela Google Play

Uma das vantagens que o Android oferece é que seus usuários podem instalar aplicativos feitos por terceiros em seus aparelhos. Baixar apps pela internet, principalmente os piratas e as versões “free” de apps pagos, podem deixar seu dispositivo vulnerável a malwares. Para evitar dores de cabeça, procure baixar aplicativos apenas pela loja oficial da Google, a Play Store.

4) Atualize sempre o sistema

Manter o sistema do seu smartphone ou tablet sempre em dia com a última versão disponível é uma ótima medida para evitar ataques de hackers. Para deixar o seu aparelho atualizado, entre nas configurações e selecione “Mais” > “Sobre o Dispositivo” > “Atualização de Software” ou “do Sistema” e “Atualizar”. A atualização necessita de conexão à web, levará alguns minutos e reiniciará seu dispositivo.

Leia também

Celular mais rápido: 6 dicas para acelerar o sistema Android

Dúvidas comuns sobre o sistema Android

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.